Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O processo eleitoral que vai eleger a nova direção da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Comissão Nacional de Ética teve inicio nesta terça-feira, 27. A votação vai até o dia 29. Concorrem na eleição as chapas Virar o Jogo (Chapa 1) liderada por Celso Schroder e Luta Fenaj (Chapa 2) liderada por Pedro Pomar. O novo mandato vai de 2010 a 2013.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins – SINDJOR está convocando os filiados para votar nas eleições. Os votos estão sendo recepcionados na sede do sindicato, das 8h às 18h.

Chapa 1: Virar o Jogo

Coordenada pelo jornalista gaúcho Celso Schröder, atual 1º vice-presidente da Fenaj, coordenador-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e presidente da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe, tem entre suas principais propostas a luta pela diploma de jornalismo e criação do Piso Nacional dos Jornalistas, além da formação do Conselho Nacional de Comunicação, aprovado na Confecom. Schröder foi cartunista do jornal Correio do Povo.

Além disso, a chapa 1 – que, no estado, tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas – pretende aprovar novas diretrizes curriculares para os Cursos de Jornalismo, elaboradas com a participação das entidades ligadas à área. A “Virar o jogo” também propõe mobilizações a favor da aprovação de uma nova Lei de Imprensa.

Acesse a íntegra do programa de gestão da chapa 1 aqui.

Chapa 2: Luta, Fenaj!

Sob o comando do jornalista, editor da Revista Adusp e doutor em Ciências da Comunicação pela USP Pedro Pomar, a chapa de oposição tem, entre suas propostas, a defesa da expansão e qualificação da mídia pública, o fim do Programa de Estágio Acadêmico, a criação do Piso Salarial Nacional, o cumprimento da jornada legal de cinco horas.

A chapa 2 prevê ainda mobilizações a favor do diploma de jornalismo e da regulamentação da profissão. As propostas também apontam o que, no seu entender, seriam graves problemas na atual gestão, indicando sugestões de mudança na organização da entidade.

Acesse a íntegra do programa de gestão da chapa 2 aqui.

Da redação com informações Portal 3