Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Ministério Público Federal no Tocantins promove nesta quinta-feira, 29, no auditório da Procuradoria da República no Tocantins, uma reunião para debater e organizar a realização de um seminário a respeito do alcoolismo em aldeias karajá, suas causas e consequências para os índios. O evento contará com representantes das comunidades indígenas, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Coordenadoria de Promoção dos Direitos Sociais da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo o procurador da República Álvaro Manzano, a iniciativa de promover um seminário é buscar encontrar as causas e possíveis soluções para o problema cada vez mais recorrente do abuso de álcool entre os índios, que já causaram mortes violentas entre parentes da mesma aldeia. “Não adianta tratar casos pontuais fora da aldeia, porque estes indivíduos acabam retornando aos mesmos problemas e voltam a beber abusivamente. O seminário tem o propósito de buscar uma solução mais ampla, pois toda a comunidade pode estar doente”, disse o procurador.

A realização do seminário foi decidida durante reuniões na aldeia Santa Isabel e na cidade de São Félix do Araguaia (MT) em junho deste ano, que debatiam, além grande incidência de alcoolismo entre a etnia, assuntos como navegação no rio Araguaia, saneamento nas aldeias da Ilha do Bananal, recuperação de estradas e educação indígena. A reunião tem início a partir das 14 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ MPF