Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) realiza, na segunda-feira, 16, às 9h, em seu auditório, a solenidade de instalação dos trabalhos da Votação Paralela. A ação tem como principal objetivo verificar o funcionamento das urnas sob condições normais de uso. No Tocantins, serão sorteadas duas urnas, sendo uma da capital e outra do interior do Estado.

Para a organização e condução dos trabalhos, foi instituída a Comissão de Votação Paralela, composta pelos seguintes membros: juiz de direito Gil de Araújo Correa (Presidente) e os servidores Valtenir Borges (Secretaria de Tecnologia da Informação), Maria Zita Rodrigues (Séc. Judiciária e Gestão da Informação), Cristiane Boechat (Secretaria de Gestão de Pessoas) e Márcio Roberto de Oliveira (Corregedoria Regional Eleitoral). O Procurador Regional Eleitoral também indicará um representante do Ministério Público para acompanhar os trabalhos da Comissão.

A Comissão de Votação Paralela tem como atribuições comunicar à presidência do TRE e aos partidos políticos e coligações a instalação dos trabalhos da Comissão; comunicar o cronograma de trabalho ao representante da empresa de auditoria, credenciada pelo Tribunal Superior Eleitoral; dar publicidade às decisões tomadas, entre outras responsabilidades previstas no Artigo 2º da Resolução TRE-TO 213, de 13 de julho de 2010.

Conforme a Resolução TSE 23.205/2010, Artigo 49, os trabalhos da Comissão de Votação Paralela são públicos e podem ser acompanhados por fiscais de partidos políticos e coligações, por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como por entidades representativas da sociedade. Para preservar a integridade do evento de votação paralela, todos os trabalhos serão filmados.

Fonte: Assessoria de Imprensa TRE-TO