O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento de contas, que veio revolucionar a vida das pessoas, nas suas transações comerciais, mas o Procon Tocantins lembra aos consumidores os cuidados que devem ter para que uma simples compra não se transforme num problema.
Para reduzir a dor de cabeça dos devedores de cartões de crédito, o governo federal estuda a redução da quantidade de tarifas cobradas pelas administradoras e o Banco Central pretende baixar normas para controlar as tarifas.
O governo não tem ao certo o número de tarifas cobradas pelas administradoras de cartões de crédito, mas estima-se que sejam em torno de 50. São tantas tarifas, que o consumidor paga até por não usar o cartão de crédito, a chamada “taxa de falta de uso”.
De acordo com o DPDC - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, algumas operadoras cobram por serviços que já deveriam estar cobertos pela anuidade, como: seguro contra perda e roubo, parcelamento sem juros, segunda via do cartão, segunda via da senha, saques fora do horário comercial, saque por telefone, programa passaporte, serviço de recebimento por cartão, seguro contra perda e roubo e parcelamento de compras sem juros.
Outras cobram por emissão de segunda via do cartão, segunda via da senha e para saques em dinheiro fora do horário comercial. Ainda há tarifas que não são claras, como saque por telefone, programa passaporte e serviço de recebimento por cartão.
A ANUCC Associação dos Usuários de Cartão de Crédito avalia que após três meses, uma dívida poderá ter um acréscimo de 55% por causa de juros abusivos.
A ANUCC lançou um manual prático de orientação para a negociação de dívida com o cartão de crédito, o consumidor poderá ter acesso ao documento no site www.anucc.org.br.
O Procon recomenda que o ideal seria se o consumidor escolhesse a melhor data para comprar e evitasse o pagamento mínimo, por causa das taxas de juros. Outra recomendação, no caso de parcelamento de compras, o consumidor deverá optar pelo parcelamento sem juros.
O cartão de crédito é atualmente o meio de pagamento mais usado no comércio on-line, conforme dados da empresa e-bit, eles respondem por 78% das transações comerciais realizadas pela internet.
O consumidor nem sempre observa as taxas de juros que vem mensalmente na sua fatura, os juros do cartão de crédito, o chamado rotativo, aquele pelo não pagamento da fatura completa, estão em torno de 11% ao mês, o que resulta em 250% ao ano, conforme informações do jornal Folha Online.
Para exemplificar, uma dívida de R$ 5 mil, mantida durante um ano, vai chegar a R$ 17 e 500. Por isso, o Procon recomenda aos consumidores, reverem seus orçamentos domésticos e cortar todos os gastos que não são urgentes e se puderem sempre comprar à vista, aproveitando os descontos e as promoções.
O Procon é o órgão de defesa do consumidor ligado à Secretaria da Cidadania e Justiça.
Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria da Cidadania e Justiça