Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Com objetivo de contribuir para o exercício da democracia e para a consolidação do desenvolvimento do Sistema Cooperativista Tocantinense, a OCB/SESCOOP-TO realizará, no dia 14 de setembro, o 1° Encontro Político com os candidatos majoritários nas eleições 2010 do Tocantins.

Na parte da manhã o candidato ao governo Carlos Henrique Gaguim (PMDB) e os candidatos ao Senado, Paulo Mourão (PT) e Marcelo Miranda (PMDB), apresentarão suas propostas para o cooperativismo tocantinense e responderão às perguntas das cooperativas do Tocantins. À tarde é a vez do candidato ao governo Siqueira Campos (PSDB) e dos candidatos ao Senado, Vicentinho Alves (PR) e João Ribeiro (PR).

O evento contará com a presença de representantes das cooperativas do Tocantins, vindos de várias cidades do Estado.

Atualmente, no Brasil o setor atua em 13 ramos de atividades econômicas, reunindo 7.261 cooperativas, 8,2 milhões de associados e 274.190 empregados. Sua atuação acontece tanto no meio rural quanto urbano. O setor responde por 5,39% do PIB brasileiro e por uma movimentação econômico-financeira de R$ 88,5 bilhões.

No Tocantins, o Sistema OCB/SESCOOP-TO possui 79 cooperativas registradas, que atuam em nove ramos: agropecuário, saúde, educação, trabalho, produção, transporte, mineração, crédito e habitação; no total, são mais de 10 mil cooperados em todo Estado ; gerando aproximadamente mil empregos diretos.

Evento

O evento não tem caráter de debate. Os candidatos ao Governo e ao Senado apresentarão suas propostas sem interrupções e no final de cada apresentação irão responder as perguntas elaboradas pelas cooperativas. Na oportunidade, será entregue aos candidatos um documento contendo propostas e Políticas Públicas almejadas pelo cooperativismo tocantinense.

Fonte: Assessoria de Imprensa OCB/SESCOOP-TO