Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 9ª edição do Chico – Festival de Cinema de Palmas será realizada de 30 de outubro a 02 de novembro de 2010. Nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, o Festival Chico 2010 será lançado às 20 horas no Usina Arteviva, localizado na quadra 108 sul, onde haverá a exibição do vídeo curtíssimo “Big Lora”, de Paulo Marquinhos, do Núcleo do Centro de Ensino Médio – Castro Alves, ganhador do troféu em 2009, pelo júri oficial, além do curta "Desnuda", de Caio Brettas, também vencedor no ano passado, pelo júri oficial e popular. Após as exibições, haverá apresentações musicais com os grupos MP’BAR, Gilberto Loia, Paulo Pêpe Alexandre Poli e Genésio Tocantins.

O site do Festival Chico estará disponível a partir do dia 25 de setembro, e as inscrições de trabalhos serão realizadas por meio deste. Nesta 9ª edição, os vídeos curtíssimos (categoria Pocket Movie) serão selecionados exclusivamente pela web por meio de enquetes semanais no www.festivalchico.com, e a premiação será concedida pelo júri popular presente nas exibições. As inscrições, tanto para a categoria Pocket Movie quanto para as categorias Melhor Curta Tocantins e Melhor Curta Brasil, poderão ser efetuadas de 27 de setembro a 23 de outubro de 2010.

Programação do Festival

Compõem a programação do Chico 2010: dois dias de exibição audiovisual e um dia de premiação e shows musicais no espaço da ONG Canto das Artes, em Taquaruçu, mais um dia de círculos setoriais de debate no Memorial Coluna Prestes, em Palmas.

O melhor vídeo curtíssimo terá como prêmio um celular com câmera filmadora e o melhor vídeo tocantinense terá como prêmio serviços e equipamentos fornecidos por uma agência de publicidade de Palmas para um projeto em vídeo. O vencedor desta última categoria terá uma semana para utilizar os equipamentos e serviços da agência.

O Chico 2010 é uma realização em parceria com as ONG’s Casa da Árvore e Canto das Artes, além da Publicult, Sesc Tocantins e Fundação Cultural do Estado.

Fonte: Assessoria de imprensa do Festival