Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 13ª edição Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins (Chico) recebe nesta quarta-feira, 26, exibição de um total de 20 produções, nas mostras Infâncias (voltada ao público infantil), Regional (de produções da região Norte do País), Tocantins (de realizados do Estado) e Brasil (filmes nacionais). A programação é gratuita e segue até sábado, 29, com atividades no Cine Cultura e também no CineSesc.

Nesta quarta-feira, 26, a partir das 16 horas, no CineSesc, serão exibidas as produções da Mostra Regional com Canção do Amor Perfeito (PA), Voyeur (GO), Piracema (TO), O Tesouro de Cavendish (RN) e Três (DF).

No Cine Cultura, será exibida a Mostra Infância, a partir das 15 horas, com os filmes Vai que É Sua Tafarinha (AM), Xavier (SP), Cadarço (SP) e O Menino do Dente de Ouro (RN). Em seguida, haverá a Mostra Regional com Canção do Amor Perfeito (PA), Voyeur (GO), O Tesouro de Cavendish (RN) e Três (DF). A partir das 20 horas, entra em cena no Cine Cultura a Mostra Brasil e Tocantins com Demônia – Melodrama em 3 Atos (SP), Cabra Fêmea (BA), Entre Sós (RS), Lésbica (BA) e Nascida para Matar (SP), No Avesso da Noite (TO), Mulher Guerreira (TO), Menina Bonita de Tranças (TO) e Tá Longe (TO).

Festival

O Festival exibirá no total 48 filmes, com mais de 700 minutos de histórias contadas na telona, com curtas-metragens de todos os gêneros, falados ou legendados em língua portuguesa. A última vez que o festival foi realizado foi no ano de 2013. "A satisfação em retomar o Chico após cinco anos é muito grande. O setor audiovisual cresce mais a cada dia na região e no país e um projeto como o Chico deve acompanhar este crescimento", disse a diretora executiva do projeto, Juliane Almeida.

Premiações

O público vai poder votar no melhor filme da mostra nacional e da mostra tocantinense. O produtor e o realizador do filme vencedor vão receber como prêmio a participação em um festival de cinema internacional.  As premiações do Festival Chico 2018 acontecem no dia 29 de setembro, na cerimônia de encerramento do Festival, e serão realizadas por Júri Técnico e Popular.

O Júri Popular, constituído pelo público espectador, escolhe o Melhor Filme em todas as mostras: Mostra Brasil, Mostra Tocantins, Mostra Infâncias e Mostra Regional. Os filmes com maior número de votos em cada exibição serão premiados com o Troféu Chico 2018. Além disso, o Júri Técnico concede o Prêmio Especial ao Melhor Filme da Mostra Tocantins, destinado ao diretor ou produtor do filme, com uma Residência Artística Internacional em festival de cinema realizado na América Latina em 2018. A empresa Mistika Post oferecerá um prêmio especial para o Melhor Diretor do Tocantins, sendo R$ 4 mil em serviços de pós-imagem.

Cine Cultura 

Mostra Infâncias(70 min): Vai que É Sua Tafarinha (AM), Xavier (SP), Cadarço (SP) e O Menino do Dente de Ouro (RN)

Mostra Regional (60 min): Canção do Amor Perfeito (PA), Voyeur (GO), O Tesouro de Cavendish (RN) e Três (DF).

Mostra Brasil + Tocantins: Brasil: Demônia – Melodrama em 3 Atos (SP), Cabra Fêmea (BA), Entre Sós (RS), Lésbica (BA) e Nascida para Matar (SP). Tocantins: No Avesso da Noite, Mulher Guerreira, Menina Bonita de Tranças e Tá Longe

Cine Sesc

Mostra Regional (54 min): Canção do Amor Perfeito (PA), Voyeur (GO), Piracema (TO), O Tesouro de Cavendish (RN) e Três (DF).