Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta quinta-feira (30), o Incra realiza mais um seminário regional de planejamento das ações de infra-estrutura dos projetos de assentamento do Tocantins. Desta vez, o evento acontece no auditório do Sebrae, no município de Araguatins, região norte do estado.

Representantes de 78 assentamentos e 15 prefeituras vão discutir a demanda de obras e as parcerias necessárias para promover o desenvolvimento dos projetos de reforma agrária no Território do Bico do Papagaio.

O objetivo é estabelecer prioridades e planejar os investimentos a fim de assegurar a construção ou a recuperação de estradas, pontes e bueiros, além de serviços de abastecimento e saneamento rural.

Em setembro, o Incra promoveu seminários nos municípios de Divinópolis, Guaraí e Porto Nacional para definir as demandas de 178 assentamentos, com 12.785 famílias de agricultores familiares. Os pedidos apresentados serão avaliados e após a definição das prioridades, a equipe técnica do órgão vai elaborar os projetos básicos de engenharia a fim de licitar a contratação das obras, que serão executadas nos próximos exercícios.

Este ano, o Incra já está investindo R$ 5.136.412 em obras de infraestrutura para assegurar a implantação de 198,92 quilômetros de estradas e a recuperação de outros 55,58 quilômetros de vias vicinais, que beneficiarão 1.838 famílias. Estas obras estão sendo realizadas em parceria com diversas prefeituras, com contrapartida dos municípios no total de R$ 155.769.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Incra