Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Arquivo Conexão Tocantins

Foto: Arquivo Conexão Tocantins

O senador João Ribeiro (PR) viajou nesta segunda-feira, 18, no final da tarde, de Palmas a Brasília para participar da votação de cerca de 70 projetos de lei, entre eles proposta que restabelece a exigência de diploma de curso superior para jornalistas. "É a retomada das votações no Senado Federal que não posso deixar de participar, apesar do importante momento de transição que vive o Tocantins", disse João Ribeiro, líder do Partido da República (PR) no Senado Federal.

"Felizmente a pauta das matérias para votação está em dia, já que antes do recesso eleitoral avançamos muito na votação de matérias que aguardavam deliberação", lembrou o senador. Apesar dos 70 itens não serem urgentes, é dever de todo parlamentar manter a pauta das votações sobre o controle, afirmou João Ribeiro que foi reeleito para novo mandato de oito anos em Brasília.

Entre os itens da pauta, estão propostas de emenda à Constituição, como a que inclui a Caatinga entre os ecossistemas do patrimônio nacional; a que permite a deputados e senadores exercer o cargo de professor em instituições públicas de ensino superior; e a que determina a exigência de diploma de curso superior para jornalistas. Estas são matérias sujeitas a primeiro turno de votação e que, se aprovadas em segundo turno, ainda seguirão para análise da Câmara dos Deputados.

Orçamento 2011

Além da votação em Plenário, outro assunto que deverá tomar atenção do senador João Ribeiro é o acompanhamento da discussão da Lei Orçamentária para 2011 (PLN 59/10). A expectativa dos líderes partidários é colocar em votação nesta semana o Relatório da Receita. Na proposta encaminhada ao Legislativo no final de agosto, o governo estimou receitas primárias (exceto operações de crédito) de R$ 967,6 bilhões. Cabe aos parlamentares analisarem e aprovarem os relatórios de Receita e Despesa propostos pelo Poder Executivo.

Líderes

Acompanhando o movimento do líder do PR no Senado, outros líderes também estão retornando a Brasília esta semana. O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) viaja de Boa Vista a Brasília ainda esta noite. Quanto à liderança do Democratas, o senador Antonio Carlos Junior (BA) se encontra em Salvador e também se programou para chegar na manhã desta terça-feira (19) a Brasília. Da mesma forma, o líder do PSDB, senador Arthur Virgilio (AM), está em Manaus e tem passagem reservada para embarcar para Brasília nesta noite.

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro