Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O tema bullying tem sido foco das principais discussões nos últimos anos, tanto em escolas públicas quanto particulares. Por isso, como medida preventiva, o Colégio Marista de Palmas está desenvolvendo através do Projeto Cenários, o debate sobre o “Bullying: Conflito Veloz”, inicialmente com alunos do Ensino Fundamental II.

O projeto é desenvolvido como medida preventiva no âmbito educacional, no intuito de combater o conflito através de palestras e debates, fazendo com que os alunos conheçam suas causas e conseqüências, o que pode ser feito para evitar esse problema, e cultivem valores humanos, como respeito e amor ao próximo.

O trabalho inicial do projeto foi com os professores, direcionando eles sobre os pontos principais do bullying e como podem contribuir para prevenir esse problema nas salas de aula. A etapa atual está sendo desenvolvida com os educandos. O próximo passo é orientar os pais e familiares sobre as causas, conseqüências e meios de prevenção.

Para falar mais sobre o assunto e esclarecer as dúvidas dos alunos, o colégio promove uma série de palestras com profissionais cujas áreas são ligadas às crianças e aos adolescentes. Nos próximos dias 25 e 26, no auditório do colégio, os alunos vão participar de dois momentos, no período da manhã, em que será discutido esse tema.

Ao final do projeto será criada e distribuída uma cartilha de orientações para alunos e pais, com dicas de prevenção, causas e conseqüências do bullying no meio escolar.

Saiba Mais

Bullying é um termo inglês, definido como sendo um conjunto de atitudes de violência física e/ou psicológica, de caráter intencional ou repetitivo e perseguidor, praticados por uma ou mais pessoas. A sua prática pode ser verbal, física ou material, psicológico, sexual, virtual (cyberbullying). As conseqüências podem chegar ao pânico, fobias, depressão, ansiedade generalizada e outros problemas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Colégio Marista