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Economia

A pesquisa ICF (Intenção de Consumo das Famílias) realizada este mês pela Fecomércio Tocantins e CNC (Confederação Nacional do Comércio) aponta equilíbrio nos gastos das famílias palmenses. Em outubro o índice diminuiu para 137,3 pontos percentuais. Uma leve baixa que não adverte para momentos ruins, ao contrário. A síntese dos resultados mostra que dos sete itens avaliados na pesquisa, apenas dois tiveram queda. Os demais cresceram significativamente.

Entre os índices mais bem avaliados está a perspectiva de consumo, que subiu 8,6% alcançando 157,4 pontos percentuais. O presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, está otimista com os resultados e remete os índices à chegada das festividades de fim de ano. Para ele, embora a intenção total de consumo tenha diminuído 0,6%, as perspectivas são totalmente favoráveis. “As pessoas já estão pensando nas compras para o Natal e é previsível que o comércio movimente suas vendas neste período”, lembra.

Quando questionados quanto à perspectiva de consumo para os próximos meses, 67,2% das famílias disseram que o consumo será maior, contra 9,8% que acham que será menor e 21% acreditam que será igual. Outros 2% não souberam responder.

Conforme indica a pesquisa, a redução da intenção de consumo ocorreu entre as famílias com faixa de renda de até 10 salários mínimos (-1,4%). As que ganham acima desta faixa tiveram crescimento de 4,1% em relação a setembro.

A ICF foi realizada este mês em Palmas com mais de 500 famílias entrevistadas. A precisão da amostra admite veracidade de 95% para uma população constituída de famílias em potencial, com margem de erro de 0,035 sob o nível de confiança.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fecomércio