Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Dicom/AL

Foto: Dicom/AL

Em entrevista concedida logo após a sessão solene da Assembleia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 27, o deputado Marcelo Lelis (PV) destacou que bancada de oposição ainda não está se articulando para eleger um nome à presidência da AL no ano que vem.

O deputado afirmou que a principal preocupação dos deputados de oposição neste momento é a discussão sobre a LDO. “Sinceramente, ainda não existe (articulação) nenhuma. Estamos focados na questão da LDO, do orçamento do ano que vem”, completou.

LDO

Sobre LDO, inclusive, o deputado informou que as reuniões que os deputados tem participado vem sendo produtivas. Contudo, segundo ele, ainda falta a participação do Executivo nos debates. “A reunião foi produtiva. Mas não teve a participação do poder mais importante, que é o Executivo”, completou.

Ainda de acordo com Lelis, é de responsabilidade do Poder Executivo, a administração da maior fatia do bolo orçamentário estadual. “O Executivo é que tem as maiores missões. É necessário que o Executivo apresente suas demandas”, informou.

Marcelo Lelis informou ainda que, caso as discussões não evoluam para representantes do atual e do futuro governo a bancada oposicionista irá trabalhar para aprovar sua proposta de emenda para a redução dos índices do orçamento. “Se a discussão parar onde está, sem a participação do Executivo, eu defendo que seja aprovada a nossa emenda”, destacou.

Sandoval descarta participação do Executivo

O relator da LDO, deputado Sandoval Cardoso (PMDB), no entanto, descartou uma nova participação do Poder Executivo nas discussões da LDO. De acordo com ele, o governo já cumpriu sua participação na elaboração da lei. “Nós já participamos o Executivo. Agora é a Assembleia que vai votar”, informou.

O deputado informou ainda que não vê necessidade de se chamar representantes do novo governo para participar do debate sobre a LDO. “Não há necessidade disso”, completou.