Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Os deputados estaduais José Viana(PSC) e Josi Nunes(PMDB) participaram na tarde desta quarta-feira,24, de uma audiência com o Sub-Secretário da Casa Civil, Dr. Benedito Gonçalves, para discutir o impasse sobre o retorno dos remanescentes de Goiás para o instituto Igeprev, regime de previdência do Estado.

De acordo com os deputados, a reunião na Casa Civil, discutiu o parecer da Procuradoria Geral do Estado(PGE), sobre a inclusão destes servidores no Instituto de Previdência do Estado do Tocantins.

Os parlamentares que deste o início deste mês vem acompanhando o caso e participando de reuniões com servidores e a Procuradoria Geral do Estado se comprometeram a continuar o empenho para que o impasse seja resolvido.

Há mais de dois anos lutando pelo direito destes trabalhadores, o deputado estadual José Viana, que no ano passado apresentou um anteprojeto de lei ao governador pedindo o retorno destes servidores ao Igeprev, espera que a situação dos remanescentes seja resolvida ainda este ano. “São mais de dois anos de luta, de Projeto de Lei, de Requerimentos, de reuniões com sindicatos e servidores buscando um entendimento com o governador para que pudesse se sensibilizar e reparar uma injustiça grande com esses servidores”, afirmou.

A deputada Josi Nunes também defende a causa e afirma que é preciso fazer justiça. “É preciso corrigir essa injustiça com esses homens e mulheres que deram seu sangue para a instalação deste Estado e que lutam para ter os mesmos direitos que os servidores do Estado”, afirmou.

O retorno dos remanescentes de Goiás é uma preocupação antiga da parlamentar. Em dezembro do ano passado, a líder do governo encaminhou um requerimento ao governador solicitando a formação de uma comissão de estudos para analisar o retorno dos servidores ao Igeprev.

Nesta quinta-feira, 25, os deputados José Viana, Júnior Coimbra e a deputada Josi Nunes participarão de uma reunião com Governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) juntamente com o Sub-Secretário da Casa Civil, Dr. Benedito Gonçalves, para analisar o parecer da PGE e encontrar uma solução para o caso.

Audifisco, Adapec e Unitins

Além dos remanescentes de Goiás, a reunião desta quarta-feira discutiu também, a remuneração dos Auditores Fiscais do Estado, o PCCS da Adapec e a reestruturação da Unitins.

Os Auditores Fiscais, representados nesta reunião pelo Diretor Jurídico da Audifisco, Gilmar Arruda, lutam por isonomia da tabela de remuneração. A diferença de salário da categoria foi objeto de uma decisão judicial, que agora poderá ser resolvida através de um acordo.

A deputada Josi Nunes se comprometeu a lutar junto ao Governador para sensibilizar a negociação com a Audifisco.

Sobre o PCCS da Adapec, a implantação do mesmo está aguardando o parecer da Secretaria de Administração para que o processo seja devolvido a Casa Civil e posteriormente encaminhado o Projeto de Lei à Assembléia Legislativa.

O projeto de reestruturação da Unitins será analisado pela Casa Civil.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Josi Nunes