Aconteceu na noite da última quinta-feira, 27, o lançamento do projetoTocantins Music Tour 2011, no espaço Ahâdu Eventos, em Palmas. Em conjunto, foi divulgada, na mesma noite, a nova diretoria do Palmas Convention & Visitors Bureau.
De acordo com um dos diretores do Palmas Music Tour, Daniel Veloso, o projeto tem como finalidade firmar uma agenda fixa anual, de eventos culturais em todo o Tocantins. “O Tocantins (Music Tour) é um organismo de divulgador de eventos. Nós reunimos o calendário de grandes eventos no Estado, demos o nome e criamos um selo para divulgá-los”, completou.
Na agenda do novo projeto, constam projetos de eventos já consagrados no Tocantins, além de novidades na agenda de entretenimento do Estado. “Nós contemplamos eventos como o Palmas Indoor, o Araguaina Mix e o Tocantins Convida”, disse.
Este último, por exemplo, conta com uma programação própria em que estão agendados shows como Ivete Sangalo, Michel Teló, Maria Gadú e Jorge Aragão. Veloso ainda ressaltou que o projeto visa incentivar outras atrações culturais como apresentações teatrais de humor.
Palmas Convention & Visitors
Na mesma noite aconteceu a divulgação da nova diretoria do Palmas Convention & Visitors Bureau. Na nova presidência da agência fomentadora do turismo no Tocantins, ficou definido o nome do empresário Carlos Amastha.
De acordo com Amastha, esta é uma iniciativa que existe em diversas cidades do mundo. “Porque você reúne numa só associação tudo o que é relacionado a turismo, entretenimento e visitação”, completou.
O empresário ainda frisou que o Palmas Convention & Visitors Bureau é uma iniciativa de empresários do setor privado que não tem fins lucrativos. Contudo, como uma agência fomentadora, formada por empresários da iniciativa provada, “visa o incentivo à geração de renda no setor”, informou.
Amastha ainda ressaltou que um dos objetivos da aliança entre o Bureau e oTocantins Music Tour é organizar a agenda de eventos culturais que atraiam a visitação turística ao Tocantins. O empresário ainda usou como exemplo a inauguração do Capim Dourado Shopping, que teve, no mesmo período, a Fenepalmas e o Rally dos Sertões como eventos simultâneos. “Palmas é nova e muito carente de mecanismos de turismo. Palmas ainda não tem capacidade de abranger muitos eventos simultâneos”, completou.
Capacitação profissional e parcerias
Além de fomentar a visitação turística em Palmas, o Bureau irá incentivar o profissionalismo no setor no Tocantins. Segundo Amastha, o projeto irá capacitar profissionais para atuar na recepção e atendimento ao turista dos diversos setores. “Vamos fazer investimentos em capacitação e infra-estrutura”, completou.
O empresário ainda destacou a necessidade de se terminar as obras no centro de convenções Parque do Povo. De acordo com ele, é imprescindível que uma capital de Estado, como Palmas, tenha um centro como este. “Hoje se gasta cerca de R$ 8 milhões só para as tendas estruturais do Salão do Livro, isso é um absurdo. Poderíamos investir este valor em outros setores e eventos”, frisou, destacando que o Bureau pretende buscar parcerias na iniciativa privada e no poder público para isto.