Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Técnicos dos 139 municípios do Estado estarão em Palmas, durante este mês de fevereiro, para participar de oficinas de construção dos parâmetros relativos aos indicadores de vigilância, prevenção e controle da Doença de Chagas, que deverão ser pactuados na PAVS/2011 – Programação das Ações de Vigilância em Saúde de seus municípios.

A PAVS é um importante instrumento de planejamento para a gestão do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde que orienta os gastos do teto financeiro de vigilância e defini as ações que cada município será responsável, neste caso o que cada gestor fará para prevenir e controlar esta doença.

Os municípios foram agrupados e estão sendo reunidos conforme a situação de risco de transmissão vetorial da doença. Hoje cerca de 80% dos municípios do Estado estão em risco de transmissão da doença devido à existência de espécies silvestre do vetor (Barbeiro). Dos 139 municípios, 37 são de alto risco de transmissão da doença, 70 estão com médio risco e apenas 32 são de baixo risco. A região norte, pela ocorrência de um surto familiar por transmissão oral em dezembro de 2008 se tornou prioridade na vigilância do agravo para a Secretaria.

A oficina é realizada pela gerência de Doença de Chagas da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde em conjunto com a gerência de Registro Geográfico, Insumos Estratégicos e Operações de Campo e Atenção Básica.

A doença

Doença de Chagas é uma doença infecciosa, causada pelo Trypanosoma cruzi, protozoário flagelado, de curso clínico bifásico, que se caracteriza por fase inicial aguda, com sinais ou sintomas quase sempre inespecíficos, que pode evoluir para a fase crônica, com comprometimento cardíaco (cardiopatia chagásica) ou digestivo (megaesôfago e megacólon).

Fonte: Sesau