Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Aldemar Ribeiro

O setor de agricultura do Tocantins deve ganhar no próximo semestre um dos maiores programas de irrigação do Estado, o Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins - Prodoeste.

O projeto é resultado de uma parceria público-privada, entre o governo do Estado do Tocantins e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - Bid. As ações do programa envolvem a construção de barragens na região de Lagoa da Confusão, nos rios Dueré, Riozinho, Xavante, Pium, Urubu e Formoso, para garantia de água no período de seca

Hoje a principal preocupação do produtor tocantinense é com a escassez de água em épocas de estiagem, isso porque o Tocantins está sob domínio climático tropical semi-úmido, caracterizado por apresentar uma estação com estiagem aproximada de 4 meses.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, o Prodoeste vai garantir segurança ao produtor durante a seca, além de aumentar a produção de grãos. Jaime Café ainda enfatizou que o programa vai respeitar todas as áreas legais do Estado. Por outro lado, a reserva de água, por meio do Prodoeste,beneficiará outros setores como a piscicultura e a pecuária.

A estimativa de investimentos do Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins é de 166 milhões de dólares, sendo 40% a contrapartida do Governo do Estado, recursos oriundos do Tesouro Estadual.

Ampliação do Programa

Inicialmente, o Prodoeste será instalado em uma área de 200 mil hectares na região da Lagoa da Confusão, mas a meta do Governo Estadual é expandi-lo para outras regiões do Estado. O Cronograma de atividades do programa será dividido em duas etapas de cinco anos.

Fonte: Secom