Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O ministro Luiz Fux do Superior Tribunal Federal votou contra aplicação da Lei Ficha Limpa para a eleição do ano passado e essa decisão pode alterar o quadro político do Estado onde o ex-governador Marcelo Miranda (PMDB) não assumiu como senador eleito pelo fato de ter sido cassado em 2009. No entanto, o caso do ex-governador ainda será analisado pela justiça eleitoral.

Na Assembleia Legislativa os deputados comentaram a decisão. O líder do PR, José Bonifácio que é da mesma legenda do senador Vicentinho Alves, terceiro colocado na disputa e que hoje ocupa uma vaga no Senado no lugar de Marcelo Miranda salientou que concorda com o fato da lei não retroagir para a eleição passada. “A justiça está correta A lei não pode retroagir”, salientou. O deputado disse que é preciso aguardar agora os desdobramentos da matéria.

Marcelo Lelis (PV) avaliou que é um retrocesso para a política nacional e do Estado a decisão. “É um projeto de iniciativa popular. Essa decisão representa um retrocesso político”, disse. Lelis propôs inclusive que a Ficha Limpa seja aplicada para cargos públicos estaduais.

Sandoval Cardoso (PMDB) que é do partido de Marcelo Miranda disse ao Conexão Tocantins que está otimista com relação ao colega. “O Tocantins merece que Marcelo seja senador e ele é que foi eleito. Estou na torcida e otimista”, frisou.

"No ano em que a lei entra em vigor, não pode ela alterar qualquer fase do processo eleitoral", justificou o ministro em sua decisão.