Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por aclamação, Odenildo Sena foi eleito o novo presidente do Consect – Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação. A eleição aconteceu na noite desta quinta-feira, 31, no Auditório do Hotel Pousada dos Girassóis II, em Palmas-TO, onde é realizado o primeiro Fórum dos secretários em 2011.

Odenildo Sena disse que entre os principais desafios para o seu mandato anual está, resolver as questões do marco regulatório que pautam as ações em ciência e tecnologia. Sena é secretário de Ciência e Tecnologia no Estado do Amazonas, e já foi presidente da Fapeam – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonense.

Para ocupar o cargo de 1º vice-presidente foi eleito Alípio Leal, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, e o cargo de 2º vice-presidente do Consecti será ocupado por Eduardo Setton, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas.

O Fórum realizado em Palmas termina no fim da manhã desta sexta-feira, 01, com o balanço da gestão de René Teixeira Barreira do Estado do Ceará que deixa o cargo de presidente do Consecti.

O secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, Luiz Carlos Borges da Silveira, anfitrião do Fórum, disse que o fato de o presidente eleito do Consecti Odenildo Sena, ser do Amazonas, e o 1º vice Alípio Leal, do Estado do Paraná, vai ajudar na integração do conselho, fortalecendo as discussões de projetos e a convergência das propostas.

Consecti

O Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação — CONSECTI é uma entidade privada, sem fins lucrativos, fundada em 2005 com a finalidade de representar as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação ou órgãos congêneres, nos Estados e no Distrito Federal.

O CONSECTI tem por missão coordenar e articular os interesses comuns das Secretarias Estaduais de CT&I e contribuir para o aperfeiçoamento da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Ciência e Tecnologia