Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Estadual da Administração (Secad) informou por meio de nota nesta sexta-feira, 1º de abril, que o governo tem adotado como prática a renegociação transparente dos contratos, com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população.

Segundo a Secad o governo vem realizando estudos sobre o PlanSaúde, já que o contrato com a atual operadora Unimed Centro-Oeste vence no próximo dia 14 de abril.

Na nota a Secad também informa que em uma primeira negociação feita com as Unimeds de Palmas, Gurupi e Araguaína, conseguiu-se uma significativa redução dos custos mensais referentes à Taxa de Administração. Entretanto, no último dia 29 de março, a Unimed Centro-Oeste enviou um ofício à Secad, colocando-se à disposição para renegociar a prorrogação do contrato.

Segundo a secad, no documento a operadora manifestaoutros benefícios para esta renovação, até que a Administração realize uma nova licitação para os serviços.

Confira abaixo nota do governo na integra sobre o assunto

AOS BENEFICIÁRIOS, MÉDICOS, E PRESTADORES DE SERVIÇO DO PLANSAÚDE

Desde que assumiu o Governo do Estado do Tocantins em janeiro, esta Gestão tem adotado como prática a renegociação transparente dos contratos, com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população, com mais economia para os cofres públicos.

Sobre esses alicerces, o Governo do Estado vem realizando estudos sobre o PlanSaúde, já que o contrato com a atual operadora - a Unimed Centro-Oeste e Tocantins - vence no próximo dia 14 de abril. Este Governo acredita que, com uma gestão competente e honesta, é possível melhorar o atendimento aos servidores públicos, aumentar honorários dos médicos e prestadores de serviços e ainda assim garantir mais economia de verbas públicas.

Em uma primeira negociação feita com as Unimeds de Palmas, Gurupi e Araguaína, conseguiu-se uma significativa redução dos custos mensais referentes à Taxa de Administração, e muito se avançou com referência à melhoria dos honorários dos prestadores de serviços.

Entretanto, no último dia 29 de março, a Unimed Centro-Oeste enviou um ofício à SECAD, colocando-se à disposição para renegociar a prorrogação do contrato. No documento, a operadora manifestaoutros benefícios para esta renovação, até que a Administração realize uma nova licitação para os serviços. Tal ofício foi protocolado apenas um dia antes do Ministério Público Estadual enviar recomendação para que o contrato com a Unimed Centro-Oeste seja prorrogado.

Diante dos fatos, oGoverno do Estado do Tocantins decidiu ouvir a atual operadorano intuito de renovar o contrato do PlanSaúde. Esta Gestão é democrática e se pauta pela transparência e transversalidade e, por isso, a Secretaria de Administração promoverá na semana que vem 3 reuniões:

-SECAD e Unimed Centro-Oeste: início das negociações;

-SECAD e representantes de médicos e hospitais, dentistas e prestadores de serviço

-SECAD, Unimed Centro-Oeste, médicos, hospitais, dentistas, prestadores e convite para membro do MPE/TO

Os encontros serão a oportunidade em que as partes envolvidas apresentarão críticas e sugestões para que os servidores tenham o melhor atendimento possível, para que os prestadores de serviços contem com uma remuneração adequada e para que o Estado pague um preço justo pelo benefício.

Portanto, para o próximo contrato será exigido:

- redução da taxa de administração;

-redução do prazo de repasse do pagamento da operadora aos profissionais da saúde;

-quitação imediata de prováveis pagamentos em atraso da operadora com os profissionais da saúde;

-melhor atendimento aos beneficiários;

- garantia de atendimento pela rede médica e odontológica;

Como prova da boa fé em proporcionar melhores condições de trabalho para os prestadores de serviços,a Secretaria da Administração informa que adiantará o pagamento da fatura que venceria no dia 20 de abril para a próxima semana,eliminando de vez qualquer dúvida em relação à suspensão dos serviços ou dos correspondentes pagamentos.

O Governo do Estado do Tocantins garante:o PlanSaúde continuará, só que melhor para o servidor com economicidade para os cofres públicos.Para a Administração Pública, o importante é que a operadora do PlanSaúde seja aquela que melhor atenda os beneficiários e prestadores de serviço. Esta Gestão não privilegia nem tem interesses escusos por qualquer operadora. Entretanto, o Governo não medirá esforços para proporcionar o melhor atendimento ao servidor público, com remuneração justa aos profissionais e menor custo para os cofres públicos. Isso é possível com honestidade e competência na gestão. É para isso que este Governo foi eleito pelo povo, é a isso que se dedica.

Secretaria de Administração

Governo do Estado do Tocantins