Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de fomentar a discussão sobre a implantação da Lei Estadual de Apoio ao Cooperativismo, o deputado estadual José Roberto Forzani (PT) participou na tarde desta segunda-feira, 25, de uma reunião do Fórum Estadual de Cooperativismo Solidário.

Os representantes do Fórum apresentaram ao Deputado uma proposta de um projeto de Lei que determina o incentivo à atividade cooperativista. “O cooperativismo precisa de um tratamento diferenciado até porque é um empreendimento coletivo de economia solidária que garante geração de renda a muitas comunidades, principalmente do meio rural. Acreditamos que essa participação do Deputado José Roberto nesta reunião aumenta nossa perspectiva de que essa Lei será instituída”, disse o vice-presidente da Unicafes - União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária, Silvio Ney Barros.

Entre as propostas do projeto está o fomento e apoio a constituição, a consolidação e a expansão de cooperativas no Estado e estímulo a captação e a disponibilização de recursos financeiros destinados a apoiar ações desta Política.

O deputado José Roberto garantiu que vai atuar em defesa da implantação do projeto de Lei. “As cooperativas são erroneamente tratadas como empresas e esse projeto pretende fortalecer e incentivar as ações do cooperativismo beneficiando o desenvolvimento do nosso Estado”, ressaltou ele que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Rural, Associativismo, Cooperativismo, Ciência e Tecnologia e Economia na Assembleia Legislativa.

Fórum

O Fórum Estadual do Cooperativismo Solidário foi criado em janeiro de 2011 e agrega 11 cooperativas e associações: Coopter, Cooaf-Bico, Cooperfaper, Cooperan, Cooperjar, Cooperfruto, Ascampa, Colônia de Couto Magalhães, Colônia de Araguacema, Cooap e Coopama.

Fonte: Assessoria de Imprensa/José Roberto