Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Tem início na noite do próximo sábado, 30, na sede da Associação de Moradores da 303 Norte, o projeto Cine Cufa Tocantins. A abertura está prevista para as 19h. O projeto tem como objetivo a inclusão social e a difusão do audiovisual na periferia de Palmas.

“Nós iremos percorrer todas as periferias da Capital. Nosso objetivo é levar a sétima arte para aqueles que vem naturalmente de um processo de exclusão social. Ao todo serão nove apresentações deste projeto em diferentes regiões de Palmas”, informou o coordenador geral da Cufa – Central Única das Favelas do Tocantins, Nélio Lopes.

O projeto estreia com o lançamento do curta-metragem Tempos Difíceis, de Caio Brettas, e apresentação do documentário “Eu, o vinil e o resto do mundo”, de Karina Ades e Lila Rodrigues. Os filmes serão seguidos de debates sobre drogas e oportunidades. “Estas exibições servirão para estimular a construção de novos produtos pra futuramente acontecer o Festival Cine Cufa com filmes feitos pela comunidade tocantinense”, explicou Caio Brettas, que também é coordenador de audiovisual da CUFA. Os debates também contarão com a presença do DJ George Chaves e do grafiteiro Marcos Túlio.

O curta-metragem Tempos Difíceis tem duração de 20 minutos e conta a história de "Paulista", filho fiel do crime. Pardo de origem pobre, família desestruturada. Após a morte de seu amigo "Neguim", Paulista enxerga a possibilidade de comercializar drogas ilícitas em Palmas, cidade nova, em crescimento. Encontrou alguns aliados e num passo maior se mete com um político que financia uma grande compra de drogas, enquanto isso a polícia se infiltra e grampeia seu número. A vida de Paulista passará por altos e baixos mas desistir da criminalidade é impossível. O filme é baseado em história real da fuga dos presidiários de 2002 na Capital.

Documentário

"Eu, o vinil e o resto do mundo" é um retrato de jovens da periferia de São Paulo que participam do maior campeonato de DJs da America Latina, o Hip Hop DJ. O documentário de Karina Ades e Lila Rodrigues, com duração de 73 minutos, tem como argumento a odisséia cultural de DJs das periferias paulistanas.

Parceria Fundação Pró-Cerrado

Em todas as exibições haverá uma parceria da CUFA-TO com a Fundação Pró-Cerrado. “Em todas as exibições vamos fazer um cadastro de 20 jovens com idades entre 15 a 17 anos para que estes jovens tenham oportunidade de participar de alguma seleção de emprego”, ressaltou Nélio Lopes.

As exibições do Cine Cufa no Tocantins finaliza no mês de junho, confira a agenda:

30 de abril – Quadra 303 Norte
7 de maio - Santo Amaro
14 de maio - Quadra 612 Sul
21 de maio – Quadra 1306 Sul
28 de maio - Aureny III
4 de junho - Santa Bárbara
11 de junho – Taquari
18 de junho – Taquaralto
25 de junho - Morada do Sol III e Sol Nascente.

Fonte: Assessoria de imprensa Cufa Tocantins