Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em entrevista ao Conexão Tocantins na, durante a sessão da manhã desta quarta-feira, 4, na Assembleia Legislativa, o deputado José Bonifácio (PR), líder de governo na Casa de Leis, informou que a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal ainda não é definitiva e que é necessário aguardar a publicação e a definição do pleno para comentar sobre um possível afastamento de Vicentinho Alves (PR) do Senado.

O deputado destacou que a decisão de Fux foi “monocrática” e que o processo do ex-governador do Estado, Marcelo Miranda (PMDB) ainda precisa passar pelo pleno da corte máxima das leis brasileiras. “Esta foi uma decisão monocrática. O Marcelo ainda vai enfrentar um pleno. São onze ministros”, completou.

O deputado, que ainda acumula as funções de líder do governo e líder do bloco PR/PV na Casa, informou que ainda não conversou com o governador Siqueira Campos (PSDB) sobre o caso e que por isso ainda não tinha um posicionamento firmado. “Não sei a posição do governo, por que ainda não conversei com o governador. Vou fazer isso hoje”, disse.

Sobre o PR, José Bonifácio foi mais conciso ainda e se resumiu a informar que não responde pelo partido, que é o mesmo do senador Vicentinho Alves. “Eu não posso responder pelo partido”.

Entenda

Com a decisão do Supremo em não defender a aplicação da lei conhecida como “Ficha Limpa” nas eleições do ano passado, e com a definição do ministro Luiz Fux em inocentar o ex-governador do Tocantins, o PR, que havia feito dois senadores na eleição de 2010, conta apenas com João Ribeiro em seu quadro no Senado.

Mas vale ressaltar que no caso ainda precisará passar pelo pleno do Supremo, que conta com 11 ministros. A própria decisão de não aplicação da Ficha Limpa foi tomada por votação apertada por seis votos a cinco.

Com relação a isso, o líder de governo da Casa foi enfático. “A única coisa que eu tenho a dizer é que nada é impossível. Tudo pode acontecer; inclusive o Marcelo Miranda tomar posse”, completou, antes de retornar à sessão.