Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

A reunião realizada nesta sexta-feira 13, na Secretaria de Saúde do Município entre secretários municipais e membros da diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp), terminou sem acordo, a gestão municipal anunciou o reajuste salarial previsto para esse mês de maio no percentual de 6,5%, bem abaixo dos 41,87% propostos pelo Sisemp nos últimos meses.

Durante a reunião os secretários alegaram falta de recursos financeiros para conceder um reajuste superior ao que foi anunciado, e explicaram ainda através de demonstrativos das receitas de Palmas no ano de 2010 e receitas de 2010 e 2011 que não é possível conceder um aumento salarial neste momento.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Sisemp, Carlos Augusto de Oliveira, o assessor jurídico do Sindicato, Rodrigo Coelho, o tesoureiro do Sisemp, Giordane Martins, a secretária de Planejamento e Gestão, Ana Carolina Emerick, o secretário de Saúde, Samuel Bonilha, o secretário de Educação, Zenóbio Arruda, entre outros.

A secretária Ana Carolina declarou que em reuniões passadas o sindicato pediu um reajuste de 41,87%, porém o reajuste nesses percentuais não vai ser possível. “Hoje nós não podemos conceder aumento salarial, só correção da Data Base que será de 6,5%”, airmou a Secretária.

Rodrigo Coelho declarou que a atual gestão tem que criar a responsabilidade de afirmar que os problemas de gestão e de finanças do município é do prefeito e dos gestores e não dos servidores municipais, os servidores não podem ser responsabilizados pela falta de planejamento e competência da gestão.

Carlos Augusto afirmou que a maior dificuldade que o sindicato encontra hoje em negociar com a gestão é esse tipo de argumento, de que a administração não tem recursos. “Nós não vemos nenhuma ação que resgate a dignidade, que ampare o servidor, os servidores estão insatisfeitos e nós infelizmente teremos que anunciar um reajuste injusto como este”,declarou Oliveira.

Apesar dos secretários terem declarado que também não concordam com o percentual que foi concedido, o Sisemp irá avaliar junto com a categoria a proposta, mas a nível de reposição de inflação dos últimos doze meses.

Os diretores afirmam que manterão a pauta do reajuste de 41,87%, que já foi concedido para outras categorias, bem como as modificações dos percentuais para cada reposicionamento na carreira a título de progressão e promoção passando de 1,39% para 3%.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sisemp