Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realiza nesta segunda-feira, 16, em Palmas, a capacitação do Salto – Sistema de Avaliação, Monitoramento e Valorização da Educação do Estado do Tocantins. A formação é direcionada para técnicos das redes estadual e municipal de educação e acontece na Escola Municipal Vinicius de Moraes a partir das 8h.

As capacitações já aconteceram nas 13 Diretorias Regionais de Ensino (DRE) onde mais de 600 pessoas foram treinadas para utilizarem o novo sistema. Da etapa de Palmas participam cerca de 50 técnicos das escolas estaduais e municipais da capital e entorno.

No primeiro momento da formação serão apresentadas as especificidades do programa. À tarde a programação segue com a introdução à operacionalização do sistema, que já está disponível no site da Seduc: www.seduc.to.gov.br.

O sistema

O Salto é uma nova ferramenta que vai permitir a análise em tempo real acerca do desempenho educacional, possibilitando aos professores, alunos e ao sistema de ensino se autocompreenderem, diagnosticando assim deficiências, capacidades e direcionando ações corretivas e preventivas. A finalidade é avaliar a qualidade do ensino e aprendizagem na Educação Básica do Tocantins, tanto na rede estadual como na municipal, com vistas a promover a modernização da gestão, o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem e a melhoria dos indicadores educacionais do Estado.

De acordo com o coordenador de Avaliação e Acompanhamento do Ensino e suas Modalidades, Robson Vila Nova, a aprovação do novo sistema é uma unanimidade entre os envolvidos no processo. “Em todos os municípios que realizamos a capacitação percebemos um grande interesse por parte das equipes. As escolas estão empenhadas em aumentar os indicadores educacionais do Estado e aprovaram o Salto”, conta.

Avaliação diagnóstica

A etapa inicial do Salto analisará o desempenho dos alunos da Educação Básica, por meio de Avaliação Diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática aplicada nas turmas do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A intenção da Seduc é que posteriormente, as avaliações sejam aplicadas nas demais séries abrangendo todas as disciplinas lecionadas.

Os cadernos de provas já estão nas DREs e a aplicação das provas acontece de 23 a 27 de maio em todas as escolas estaduais. A participação das unidades de ensino municipal serão por adesão. Os gestores interessados devem procurar as Assessorias aos Sistemas Municipais de Educação nas DREs para a assinatura do termo de adesão.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Seduc