Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fabiola Dias

Foto: Fabiola Dias

O presidente do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, Alexandre Tadeu Rodrigues participa nesta terça – feira, 24, da 55ª Reunião Ordinária da Abema - Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente, e nos dias 25 e 26, da 102ª reunião do Conama - Conselho Nacional de Meio Ambiente, ambas em Brasília – DF. As reuniões reúnem dirigentes de órgãos ambientais dos estados brasileiros.

O primeiro encontro tem como pauta a proposta de discussão do novo Código Florestal e seus encaminhamentos; Capacitação PCPV - Plano de Controle da Poluição por Veículos em Uso; definir grupos de Trabalho da Logística Reversa que tem como função devolver ao fabricante ou dar uma destinação adequada a produtos usados e suas embalagens; Dia da Caatinga e discussão sobre a Assembléia geral que será realizada em junho 2011 e também sobre a eleição da diretoria Biênio 2011/2013.

A reunião do Conama que terá como objetivo discutir também as recomendações da reunião da Abema. Dentre as pautas e documentos da reunião estão a complementação da Resolução nº 417 – vegetação primária e estágios sucessionais secundários da vegetação da Restinga; regulamentação da nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Ciclomotores; Motociclos e similares; inclusão de máquinas agrícolas e rodoviárias nos controles do PROCONVE - Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, além de discussões recomendações e encaminhamentos propostos na reunião.

Destaque

No mês de março o presidente Alexandre Tadeu foi eleito vice-presidente pelas representações dos Estados que integram a região Norte. A decisão cumpre o que estabelece o estatuto da Abema. São atribuições do vice presidente representar a associação em nível regional, e representar a sua região no Conselho Diretor da Associação. Com a eleição, o Tocantins terá mais destaque nas discussões ambientais de âmbito Nacional.

Fonte: Assesoria de Imprensa Naturatins