Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Realizado nestas quarta e quinta-feira, o nivelamento técnico promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem como principal objetivo preparar técnicos e gestores envolvidos na administração das Unidades de Conservação para operacionalização do Gesto - Sistema Estadual de Criação e Gestão de UC’s do Tocantins. O evento acontece na sala 01 da Escola de Governo, e no laboratório de informática da Universidade Católica do Tocantins.

Com metodologia baseada em aulas expositivas e práticas, o curso consiste na apresentação de todo o processo das UC’s, desde os procedimentos necessários para sua criação e implantação, até a gestão e administração. Por último, será abordado o sistema Gesto, com demonstração prática, por meio de exercícios, acerca de sua operacionalização, e ainda definição de rotina e responsabilidade na alimentação da ferramenta.

A coordenadora de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Nilza Verônica Amaral, frisa a relevância desse nivelamento de informações acerca do Gesto, para as instituições responsáveis pela conservação de toda a biodiversidade no Estado. “A intenção é que, por meio desse nivelamento, todos os técnicos e gestores da administração pública estejam aptos a operacionalizar o sistema que é um facilitador da gestão das UC’s no Tocantins”, enfatiza ressaltando ainda a importância do Gesto tanto para a administração pública quanto para a comunidade. “É um sistema inovador que trará transparência aos trabalhos desenvolvidos pelo Estado e oferecerá oportunidade à sociedade para acesso às informações contidas no banco de dados”, completou.

Cassiana Moreira, inspetora de recursos naturais do Parque Estadual do Jalapão, destaca o evento como forma de promover uma maior interação entre os profissionais envolvidos diretamente com a administração das UC’s, “É por meio dessa integração que teremos oportunidade de conhecer os nossos parceiros de trabalho, além de fortalecer nossos conhecimentos com essa partilha de experiência”, analisa a técnica.

O evento que na abertura oficial foi prestigiado pelo Vice-Presidente do Naturatins, Rômulo Mascarenhas, contou com a presença de técnicos e coordenadores do instituto responsáveis pela administração das UC’s, representantes da Semades, bem como os gestores de quatro UC’s de proteção integral (Parque Estadual do Cantão, Lajeado, Jalapão e Monumento Natural das Árvores Fossilizadas).

Sistema

O Gesto é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Organização Não Governamental TNC – The Nature Conservancy. Lançado oficialmente em São Paulo, no dia 17 de março, o GESTO é um sistema de gestão das Unidades de Conservação Tocantins, um dos únicos da América Latina capaz de gerenciar as UC’s, desde os trâmites necessários para sua criação até o gerenciamento financeiro e administrativo.

Por meio do Gesto, a comunidade terá acesso às informações acerca das 22 Unidades de Conservação que serão cadastradas no sistema, abrangendo os Parques Nacionais, os Parques Estaduais (Cantão, Jalapão e Lajeado), as APAs - Área de Preservação Ambiental, as RPPNs - Reservas Particulares de Patrimônio Natural e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas.

Fonte: Ascom Naturatins