Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em nota emitida na manhã desta quinta-feira, 26, a Superintendência do Patrimônio da União contestou as informações da assessoria do senador Vicentinho Alves (PR) no que diz respeito à cessão de terreno remanescente do aeroporto de Porto Nacional para a Prefeitura de Porto Nacional.

De acordo com a nota da SPU, a Prefeitura de Porto Nacional doou uma área de 2,8 milhões de m² para a União, que a colocou à disposição do Ministério da Defesa para o Comando da Aeronáutica. Ainda segundo informação da Superintendência da União, grande parte do terreno está sem uso e, por isso, o Comando da Aeronáutica cedeu parte das terras (32 mil m²) para ser instalado o quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar na cidade.

A SPU informa que foi de iniciativa da superintendência oficiar o Comando da Aeronáutica sobre a possibilidade de ceder o restante do terreno para que outros órgãos públicos possam instalar suas respectivas sedes no local.

Confira abaixo, na íntegra, a nota da Superintendência do Patrimônio da União.

NOTA DE ESCLARECIMENTO:

SECRETARIA DO PATRIMONIO DA UNIÃO VIABILIZA A REVERSÃO DE ÁREA JUNTO A AERONÁUTICA

A Prefeitura Municipal de Porto Nacional/TO realizou doação à União de uma área que hoje está implantado o Aeródromo de Porto Nacional/TO, sendo a referida área Entregue ao Ministério da Defesa/Comando da Aeronáutica.
Sendo a área de aproximadamente 2.800.000,00 m² (dois milhões e oitocentos mil metros quadrados), grande parte da mesma está sem uso, prova disso é a manifestação do Comando da Aeronáutica autorizando a Cessão de Uso, a título gratuito, de 32.000,00 m² (trinta e dois mil metros quadrados) ao Quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar (Portaria nº 702/2008, publicada no Diário Oficial da União nº 181, em 18 de setembro de 2008).

Não obstante, diversos órgãos e instituições interessados em edificar suas sedes, tais como o Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros, Igreja Católica, entre outros, encaminharam a Secretaria do Patrimônio da União - SPU/TO ofícios solicitando a parte remanescente da referida área, pois verificaram não estar sendo utilizada pelo Comando da Aeronáutica.

No intuito de cumprir o dever legal e a missão de fazer com que cada imóvel da União tenha destinação justa e certa, esta Superintendência solicitou a reversão de parte da referida área à gestão da SPU/TO, para que possa destinar aos interessados.
Tal solicitação foi feita por meio do Ofício nº 095/2009/GRPU-TO, de 1º de junho de 2009, porém o Comando da Aeronáutica não se manifestou acerca da solicitação. Assim, o expediente foi reiterado por meio do Ofício nº 097/2010/SPU-TO, em 16 de abril de 2010.

Durante esse período foram realizados inúmeros contatos entre a SPU/TO e o Vl Comar, até a vinda de representantes da Aeronáutica em junho de 2010 com a finalidade de demarcar a área a ser revertida a SPU/TO, na oportunidade a SPU/TO disponibilizou servidores e equipamentos aos militares.

Devido ao grande interesse da SPU/TO em fazer com que esse imóvel cumpra sua função social, destinando áreas às instituições importantes para o desenvolvimento social e fundamental para o exercício da cidadania, a Senhora Superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Lucilene de Lira Alves solicitou audiência com o Comandante Major-Brigadeiro-do-Ar Sérgio Peinado Mingorance do VI Sexto Comando Aéreo em Brasília, o qual a recebeu em 23 de março de 2011 às 14h, juntamente com a Senhora Tereza Cristina Venturini Martins, prefeita de Porto Nacional e a Coordenadora-Geral de Administração de Bens de Uso da Administração Pública (SPU/OC)- Anna Cristina De Moura Cruz.

Na oportunidade, a Superintendente da SPU/TO informou os grandes benefícios que o município de Porto Nacional terá com a reversão da área, bem como, levou a conhecimento, a grande população que vive ali de forma irregular, salientou também, as parcerias firmadas com vários órgãos da administração.

Firmado o entendimento quanto a reversão da referida área ao Patrimônio Publico Federal, foi autorizada através da Portaria nº 237-T/GC4, de 29 de Abril de 2011, publicada no DOU, dia 04 de maio do corrente ano.

COMANDO DA AERONÁUTICA
GABINETE DO COMANDANTE

PORTARIA No- 237- T/GC4, DE 29 DE ABRIL DE 2011

Autoriza a reversão de área sob a jurisdição do Comando da Aeronáutica na cidade de Porto Nacional-TO, à Secretaria do Patrimônio da União, e dá outras providências.

O COMANDANTE DA AERONÁUTICA, de conformidade com o previsto no art. 77 do Decreto-Lei no 9.760, de 5 de setembro de 1946, tendo em vista o disposto no § 1o do art. 23 da Estrutura Regimental do Comando da Aeronáutica, aprovada pelo Decreto no 6.834, de 30 de abril de 2009, e considerando o que consta do Processo no 05560.000229/2009-69, resolve:

Art. 1º Autorizar a reversão de parcela de área, medindo 1.890.125,835 m2, no Município de Porto Nacional/TO, constituinte do Tombo no TO.002-000, com 2.725.779,00 m2, sob a jurisdição do Comando da Aeronáutica, à Secretaria do Patrimônio da União, com vistas à sua futura destinação à Prefeitura Municipal de Porto Nacional-TO.

Art. 2º Delegar competência ao Major-Brigadeiro-do-Ar JORGE KERSUL FILHO, Comandante do Sexto Comando Aéreo Regional, para representar o Comando da Aeronáutica na assinatura do Termo de Reversão e dar provimento às ações administrativas pertinentes, junto à Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Tocantins- SPU/TO.

Art. 3º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

Ten Brig Ar JUNITI SAITO