Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Ataídes (E) disse vai levar demandas ao ministro Fernando Bezerra

Ataídes (E) disse vai levar demandas ao ministro Fernando Bezerra Foto: André Camargo

Foto: André Camargo Ataídes (E) disse vai levar demandas ao ministro Fernando Bezerra Ataídes (E) disse vai levar demandas ao ministro Fernando Bezerra

O responsável no governo estadual pelos assentamentos no Tocantins, Rodolfo Botelho, esteve nesta terça-feira (31) com o senador Ataídes Oliveira em busca de apoio para levar ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, pedido de recursos para aquisição de 60 tratores, 20 escavadeiras e a construção de 2.000 poços artesianos. As ações devem beneficiar pelo menos ¼ das 43 mil famílias que hoje vivem da agricultura familiar no Estado.

Ataídes Oliveira se comprometeu a tratar do assunto ainda nesta semana com o ministro da Integração Nacional. “Enquanto eu estiver no mandato vou aproveitar os canais abertos pelo senador João Ribeiro em Brasília para continuar a levar recursos para o Tocantins” disse Ataídes ao representante da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro).

Rodolfo Botelho, subsecretário dos Assentamentos e Pequenas Propriedades da SEAGRO, explicou ao senador que além da melhora da qualidade de vida dessas famílias, a construção dos poços semi-artesianos é uma ação de prevenção e promoção da saúde. “Ao cuidarmos da água de uso das famílias assentadas, vamos diminuir as doenças e a ocupação dos leitos dos hospitais do Estado” justificou Botelho.

Lata d`água

Ao recordar a sua infância, o senador Ataídes revelou que durante muitos anos trouxe água de rio em latas, na cabeça, para seus pais. “Antes de usarmos a água para cozinhar, tínhamos de esperar a sujeira decantar”, lembrou o senador ao defender a construção dos poços semi-artesianos. Os poços têm o objetivo de minimizar os problemas da seca de 20 municípios tocantinenses.

Os tratores e as retro-escavadeiras serão utilizados no preparo e plantio do solo da agricultura familiar, que hoje representa 75% das propriedades rurais e 29% do PIB do setor agropecuário do Estado do Tocantins.