Os membros do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Conceltins) se reúnem nesta quarta-feira, às 15h30, na sala da entidade localizada no prédio da Celtins, em Palmas. O principal assunto a ser discutido é o reajuste da tarifa que a concessionária de energia do Tocantins pretende colocar em vigor a partir do próximo dia 4 de julho.
“Já estamos contratando uma consultoria do Mato Grosso do Sul para fazer uma avaliação e verificar se esse aumento na conta de energia não é abusivo”, informou o presidente da Conceltins, Jairo Soares Mariano, que assumiu o cargo em junho deste ano, e tem como vice-presidente Cleide Brandão Alvarenga.
O Conceltins
O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Tocantins (Conceltins) foi criado em 20 de dezembro de 1993. O órgão é formado por um representante de cada classe consumidora: residencial, comercial, industrial, rural e poder público, além de contar com um representante do Procon, num total de 12 membros (titulares e suplentes).
O principal papel da entidade é defender os interesses dos consumidores de energia elétrica junto a Celtins - concessionária de energia elétrica. Entre outras atribuições, destacam-se também a cooperação com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na fiscalização dos serviços prestados, acompanhamento da evolução da legislação e da regulamentação do setor e demais ações da classe consumidora.
Desde sua criação o Conceltins já realizou várias ações, tais como a melhora nas condições de atendimento dos postos da Celtins; instalação de novos postos em vários municípios, facilitando o acesso dos consumidores a diversos serviços; ampliação de redes de energia elétrica; e realização de orientações, análises e avaliações das questões ligadas ao fornecimento, as tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final.
Qualquer consumidor pode fazer contato com órgão para fazer reclamações sobre serviços oferecidos pela Celtins ou outro assunto ligado ao fornecimento de energia elétrica em território tocantinense.
Membros
Diretoria
Presidente - Jairo Soares Mariano - representante do setor Industrial (Fieto)
Secretária-Executiva (Titular) - Andrea Alves Albernaz Costa (Celtins)
Secretário-Executivo (Suplente) - Claudia Ferreira Da Silva (Celtins)
Demais Membros
Marta Barreira Lustosa Ribeiro (ATM) - representante do Poder Público - Titular
Dayana Aires M. De Cantuaria (ATM) - representante do Poder Público - Suplente
Cleide Brandão Alvarenga (CDL) - representante da classe Comercial - Titular
Antônio Davi Gouveia (CDL) - representante da classe Comercial - Suplente
Ângelo Crema Marzola Júnior (Faet) - representante da classe Rural - Titular
Paulo Sergio da Rocha (Faet) - representante da classe Rural - Suplente
Leide Maria Dias Mota Amaral (Fieto) - representante da classe Industrial - Titular
Dulcélio Stival - representante do Procon ou Ministério Público - Titular
Francisco Carlos Brito de Rezende - representante do Procon ou Ministério Público – Suplente
Fonte: Assessoria de Imprensa/ Conceltins