Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A CUFA – Central Única das Favelas do Tocantins encerra neste sábado, 2, a partir das 19h30, no Colégio de Tempo Integral do setor Santa Bárbara, a mostra de cinema itinerante que percorreu a periferia de Palmas, o Cine CUFA.

“Em dois meses percorremos nove comunidades de Palmas e podemos fazer uma avaliação bastante positiva deste projeto, pois tivemos uma ótima aceitação por parte dos moradores que participaram conosco. Levamos a eles uma oportunidade de acesso ao cinema e isso foi muito gratificante”, disse o coordenador geral da CUFA-TO, Nélio Lopes.

Na mostra, além da exibição do filme Tempos Difíceis, de Caio Brettas, e o do documentário “Eu, o vinil e o resto do mundo”, de Karina Ades e Lila Rodrigues, a comunidade participou de debates com o tema “Drogas e Oportunidades”.

Neste encerramento haverá apresentações musicais com a participação de Dj George e o rapper MC Rock Jr, sorteios de DVD’s, camisetas, e uma bolsa de 30% da Faculdade ITOP.

“Este é o encerramento da primeira fase desse projeto e nossa expectativa é continuar com esta atividade a partir do próximo semestre em novas regiões de Palmas e até em outras cidades”, informou o coordenador de audiovisual da CUFA-TO, Caio Brettas.

A atividade contou com o apoio da TradeRock, Faculdade ITOP, Metro Cultura Urbana, Agil Audio e Vídeo, Secretaria da Juventude e Esportes e Governo do Estado.

Tempos Difíceis

O curta-metragem Tempos Difíceis tem duração de 20 minutos e conta a história de "Paulista", filho fiel do crime. Pardo de origem pobre, família desestruturada. Após a morte de seu amigo "Neguim", Paulista enxerga a possibilidade de comercializar drogas ilícitas em Palmas, cidade nova, em crescimento. Encontrou alguns aliados e num passo maior se mete com um político que financia uma grande compra de drogas, enquanto isso a polícia se infiltra e grampeia seu número. A vida de Paulista passará por altos e baixos, mas desistir da criminalidade é impossível. O filme é baseado em história real da fuga dos presidiários de 2002 na Capital.

Documentário

"Eu, o vinil e o resto do mundo" é um retrato de jovens da periferia de São Paulo que participam do maior campeonato de DJs da America Latina, o Hip Hop DJ. O documentário de Karina Ades e Lila Rodrigues, com duração de 73 minutos, tem como argumento a odisséia cultural de DJs das periferias paulistanas.

Itinerante

As exibições do Cine Cufa no Tocantins aconteceram nas quadras 303 Norte, 612 Sul, 1306 Sul, setor Santo Amaro, Aureny III, Taquari, Taquaralto, Morada do Sol III e setor Sol Nascente.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Cufa