Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Associação das Mulheres em Ação de Palmas (AMAP) está selecionando em parceria com 19 unidades escolares da rede pública municipal e estadual de Palmas, 310 alunos excelentes para participação no cursinho Tecjovem.

O Tecjovem prepara o aluno para as provas dos cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), oferecendo aulas de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Critérios como participação social e compromisso com a aprendizagem e bom comportamento são a base para a seleção.

“A meta em 2011 é que os participantes ocupem 50% das vagas ofertadas ano pelo IFTO”, explica Rilton Faria, idealizador e voluntário do projeto. “É uma maneira de aumentar o percentual de jovens carentes ocupantes de vagas junto ao IFTO de Palmas e de difundir a cultura do curso técnico de nível médio como alternativa para inclusão, geração de renda e empregabilidade do jovem”, completa.

Antes da definição final e inscrição dos interessados, foram aplicadas palestras sobre o mundo do trabalho e motivação pelo palestrante Alexandre Wahbe.

A rede de parcerias para o cursinho foi ampliada com apoio de empresas, sindicatos e pessoas físicas, de modo que agora serão atendidos 310 jovens de 19 escolas públicas e as aulas serão aplicadas em 5 escolas pólo. Em 2010, foram 100 estudantes de duas escolas.

A presidente da AMAP, Francisca Lima Barros, comemora: “Com a ampliação em 200% do projeto de cursinho Tecjovem para a seleção do IFTO em Palmas serão beneficiados mais jovens provenientes das unidades públicas de educação, tanto municipais quanto estaduais”, afirma.

Além da elevação do número de beneficiários, as atividades do cursinho também estão sendo incrementadas com oficinas de desenvolvimento social e humano e atividades coletivas de lazer, que serão aos sábados, além de reuniões com os pais, dois simulados e um dia para a revisão final das matérias.

A seleção ocorre neste mês de julho e as aulas começam em Agosto.