Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O Grupo de Operações Táticas Especiais, da Polícia Civil, do Estado do Tocantins - GOTE ministrou na manhã desta quinta-feira, 14, um curso de instrução técnica especializada de abordagem pessoal e veicular a 80 militares “Cabos e Soldados” do efetivo profissional do 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, que participam de um processo seletivo para compor a companhia que vai para a missão de Paz no Haiti.

De acordo com o capitão do Exército, Humberto Ivar Ribeiro, comandante da 1ª companhia, “essa é uma atividade que o pessoal vai poder desenvolver no Haiti, bem como em apoio policial” disse o capitão. O curso terá duração de vinte horas e contará com aulas práticas e teóricas.

No mês de março, o Grupo de Operações Táticas Especiais, da Polícia Civil, do Estado do Tocantins também ministrou “Curso de Técnicas e Tecnologias Não Letais” para o Pelotão de Operações Especiais do 22º Batalhão do Exército Brasileiro.

O curso teve o objetivo de qualificar aproximadamente 50 militares a utilizarem novas técnicas e tecnologias de armas não letais, dosar o emprego da força, reduzir drasticamente os índices de mortes e seqüelas, preservar as garantias constitucionais dos cidadãos e transmitir maior sensação de segurança à sociedade.

A primeira etapa foi realizada entre os dias 16 e 17 de dezembro de 2010, sendo ministradas aulas teóricas de uso progressivo da força, técnicas e tecnologias não letais e ainda o emprego prático de armas com calibres ponto 12 e 40 mm (AM-600), municiadas com projéteis de borracha, gás lacrimogêneo e pimenta, granadas de luz e som, fumígenas, e de efeito moral, entre outros.

Ainda houve instruções com pistolas de impulso elétrico, a qual age no sistema nervoso central, causando paralisação imediata dos movimentos. A tática evita o emprego de armas letais na contenção de pessoas que coloquem em risco a vida de outras.

Segundo o diretor do Gote, delegado de Polícia Civil, Roger Knewitz, o Grupo de Operações Táticas Especiais da Polícia Civil há pouco mais de um ano ministra curso de qualificação profissional aos militares do Exército Brasileiro, e essa é mais uma forma de reconhecimento do bom trabalho que o grupo vem realizando aqui no estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa SSJC