Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A força produtiva dos agricultores familiares de todo País poderá ser conferida de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011, em Brasília, durante a realização da VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo.

Este ano a Fenafra, que tem como tema “ Um país rico se faz com agricultura familiar fortalecida, diversificada e organizada”, reunirá 674 empreendimentos familiares de todas as regiões do pais, sendo 552 na área da agroindústria e 122 voltados para a área do artesanato.

Na última quarta-feira, 20, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Thiago Cantalice, esteve reunido com diversas instituições ligadas ao meio rural entre elas Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Incra e Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário para expor o projeto da Feira. De acordo com Cantalice, o evento é uma grande oportunidade para promoção, divulgação e comercialização dos produtos de empreendimentos agroindustriais e de artesanato da Agricultura Familiar. “ A feira reflete bem a importância desse segmento para a economia brasileira, também é um bom momento para divulgar as políticas públicas voltadas aos agricultores, pescadores artesanais, assentados, mulheres rurais, extrativistas, aquicultores, quilombolas e indígenas , explica Cantalice.

O Tocantins já tem garantida a participação de cinco expositores na feira. Além disso , poderá ainda concorrer a uma vaga no processo seletivo que irá escolher 14 produções artesanais dentre os empreendimentos inscritos. Ampliando a chance de participação dos Estados um outro processo vai selecionar grupos que irão comercializar alimentos típicos, na praça de alimentação, contemplando as cinco regiões do país

Os interessados em participar da feira devem entrar em contado com a comissão estadual formada por representantes da Seagro, Ruraltins, Coopter, Fetaet, Incra, DFDA e Colônia de Pesca Z-10, de Palmas para fazer a inscrição até o dia 30 de agosto.

Agricultura Familiar

De acordo com o MDA No Brasil há mais de 4,3 milhões de propriedades agrícolas familiares, responsáveis pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Dados do Censo Agropecuário do IBGE de 2006 revelam que os agricultores familiares produzem 87% da mandioca consumida no Brasil, 70% do feijão, 58% do leite e 46% do milho.

Plano Safra

Durante o encontro foi apresentado o novo Delegado Federal do MDA no Tocantins. Agostinho de Oliveira Chaves, que assume no lugar de Leontino Pereira de Sousa. Na oportunidade o novo titular anunciou o lançamento do plano safra 2011/2012 no Tocantins, em agosto, com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e com a possibilidade também da vinda da Presidente Dilma Rousseff ao Estado. Todo processo de lançamento do plano, assim como a definição da data será estudado junto ao Governo Estadual.

Fonte: Ascom Ruraltins