Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Diculgação

Foto: Diculgação

Neste mês de agosto, um grupo formado por dez produtoras rurais da Associação de Mulheres Agricultoras do P.A Baronesa, está sendo beneficiado com um Curso de corte e costura. O assentamento fica localizado no município de Araguacema, a 300 km de Palmas. O curso é uma iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em parceria com a Prefeitura de Araguacema, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social.

Segundo a extensionista Francisca Helena Martins, duas costureiras que aprenderam o ofício, em cursos ministrados anteriormente, vão agora repassar os conhecimentos adquiridos a outras pessoas. “Além da capacitação, o curso pretende abrir novas oportunidades de emprego, geração de renda, qualificação e melhoria da qualidade de vida”, enfatizou a técnica.

Para a realização do curso a Secretaria Municipal de Ação Social disponibilizou tecidos, aviamentos e outros materiais. No curso de corte e costura, as mulheres aprendem a confeccionar peças intimas femininas e masculinas, além de camisetas feitas em malha de algodão. As roupas produzidas por elas, durante o período do curso, serão selecionadas e comercializadas no próprio assentamento, alem das cidades de Caseara e Araguacema.

Novos Cursos

Ainda neste mês de agosto, o Ruraltins promoverá outros cursos de qualificação em diferentes regiões do Estado. De 16 a 18 em Tocantínia será ministrado o Curso de manejo, prática de coleta e mercado de frutas do cerrado. De 22 a 26 de agosto, na cidade de Jaú, a Comunidade Rural Volta do Rio, recebe o Curso de Olericultura Agroecológica, numa parceria do Ruraltins com a Embrapa.

Capacitação de Agricultores Familiares

Adotando uma política de valorização dos agricultores, a capacitação é uma das principais atividades desenvolvidas pelo Ruraltins. O objetivo é levar aos produtores rurais novos conhecimentos, tornando-os mais competitivos.
Até o fim de 2011 cerca de seis mil agricultores, em todo Estado, serão capacitados. São mais de 50 tipos de cursos oferecidos pelo Ruraltins nas mais diversas áreas.

(Ascom Ruraltins)