Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Ao verificar erros na metodologia adotada nos cálculos para fixação de reajuste das tarifas da Celtins, detectados por uma fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas da União, a PGE ingressou com uma ação de repetição de indébitos na Justiça Federal contra a Celtins e a Aneel, pleiteando a restituição dos valores pagos excessivamente desde 2006.

Segundo o TCU, a concessionária vem aplicando sucessivos reajustes, devidamente autorizados pela Aneel, com base em critério equivocados, o que tem causado expressivos prejuízos aos consumidores tocantinenses e ao Estado. Ainda de acordo com o levantamento do órgão, o excedente atualmente cobrado está na ordem de 2 e 5%, o que representa em valores módicos, aproximadamente 3 milhões de reais, montante que a procuradoria postula que seja restituído aos cofres.

Uma vez proposta esta ação, a PGE espera que a Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual, legitimados para tutelar os direitos dos consumidores, adotem medidas semelhantes em defesa da população. (Ascom PGE)