Só esta semana, cerca de 1.500 estudantes da rede estadual passam a ser beneficiados pela modalidade de ensino em Tempo Integral. As cerimônias de implantação acontecem nesta sexta-feira, dia 19, em Pedro Afonso e Tupirama, e no sábado, 20, em Santa Maria.
Em Pedro Afonso, o ensino de Tempo Integral será implantado na Escola Estadual Comendador Pádua Fleury, às 11h. A unidade atende 312 alunos do 6ºao 9º ano Ensino Fundamental. Em Tupirama, a modalidade passa a ser desenvolvida na Escola Estadual Maria da Glória, que tem 288 estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Em Pedro Afonso, haverá também o início das atividades dos Pioneiros Mirins, que após a reformulação passa a ser desenvolvido dentro das escolas estaduais.
No sábado, 20, a implantação do Ensino Integral acontece na Escola Estadual de Santa Maria, no município de Santa Maria. A unidade tem 370 estudantes matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
Até o final de agosto, 10 unidades da rede estadual passam a ser Escolas de Tempo Integral, incluindo o Centro Educacional Fé e Alegria Frei Antônio, inaugurado no dia 10 deste mês em Tocantínia e as Escolas Estaduais Dom Pedro II e Frei José Maria Audrim, em Porto Nacional, onde a nova modalidade foi implantada na quinta-feira, 18. Também serão inaugurados: o Colégio Estadual José Seabra Lemos, em Gurupi, no dia 23; a Escola Estadual São Francisco de Assis, em Axixá, no dia 25; na mesma data, a Escola Estadual Augustinópolis, do município de Augustinópolis; e no dia 30, a Escola Mestra Eva Nunes da Silva, em Natividade.
Reestruturação
Para oferecer o ensino de Tempo Integral, que tem como princípio básico a conciliação entre as atividades intelectuais, culturais e esportivas, as cinco unidades escolares foram adaptadas, tanto na estrutura física quanto na grade curricular. Além do conteúdo já previsto, agora os estudantes passam a ter também aulas de língua espanhola, informática, experiência matemática, iniciação musical, dança, xadrez, teatro e artes marciais.
Para os estudantes do Ensino Médio, serão oferecidas ainda as complementações das disciplinas: Iniciação à Pesquisa, Reforço à Química, Física e Biologia, e Produção Textual. A complementação tem como objetivo preparar os alunos para o acesso à universidade. Todos os estudantes das Escolas Estaduais de Tempo Integral permanecerão nas dependências do colégio durante 9 horas e meia, de segunda à sexta-feira. (Ascom Seduc)