Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com o objetivo de reduzir custos operacionais e aperfeiçoar o atendimento à população, o Detran-TO adotou o uso de software livre nos painéis eletrônicos dos seus balcões de serviços ao público. Os softwares livres são programas que, além de gratuitos, podem ser adaptados à necessidade do usuário, o que permitiu ao Departamento de Trânsito realizar adequações e inovar no gerenciamento de filas.

Com a nova ferramenta, tornou-se possível indicar guichês em espera, exibir mensagens informativas e controlar o fluxo de atendimentos preferenciais, eliminando os guichês específicos e permitindo que todos os atendentes prestem serviço a idosos, grávidas e outros. Tudo isso por meio de um monitor de microcomputador, que funciona como painel eletrônico, conectado à internet.

A mudança chama atenção pelo baixo custo e pela fácil manutenção do sistema. Antes, o Detran-TO usava painéis de controle de atendimento com senhas, apenas para controle de sequência. Um serviço caro, com máquinas de valor elevado e manutenção demorada. A partir de agora, segundo o diretor de Tecnologia da Informação do órgão e responsável pela adaptação do software, Arinaldo Araújo da Silva, esses custos foram reduzidos em torno de 60%.

“É um resultado positivo, um sistema que traz melhorias em termos de agilidade no atendimento aos usuários e que reduz custos, pois não precisa ser paga a licença mensal”, avaliou o diretor. Segundo ele, a intenção é que, além da sede do Departamento de Trânsito, o uso do software se estenda, gradativamente, aos postos de atendimento e às Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

SGA livre

Desenvolvido pela Dataprev, baseado em tecnologias de software livre e de código aberto, o Sistema de Gerenciamento do Atendimento (SGA) possibilita também a obtenção de estatísticas relacionadas ao tempo médio de atendimento por atendente, por período e por unidade. São informações que facilitam aos gestores planejar, acompanhar e monitorar o atendimento aos clientes. (Ascom Detran)