Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Romeiros de Paranã e municípios vizinhos celebram nesta quinta-feira, 15, a Missa Campal em honra a Nossa Senhora do Livramento. A missa faz parte da programação da Romaria que acontece todos os anos de 06 a 16 de setembro em Paranã.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranã, já é possível ver nas ruas a movimentação de grupos de sertanejos e turistas que todos os anos se dirigem a Paranã para juntamente com a comunidade local realizar a Romaria. “Esta festa demonstra a fé de um povo simples, humilde e grato a Nossa Senhora do Livramento e a Jesus Cristo pelas graças alcançadas”, destaca Padre Márcio Alves Pereira, pároco da cidade.

Durante a romaria acontecem o novenário, a celebração da Santa Missa, a realização de casamentos, batizados, confissões e leilões, além de vasta programação cultural com shows, boates, barracas de comidas típicas e grande número de camelôs nas ruas que circundam a capela de Nossa Senhora do Livramento.

A festa da Romaria de Nossa Senhora do Livramento já acontece desde 1982 e é reconhecida pela Assembleia Legislativa do Tocantins como bem de valor cultural e Patrimônio Histórico do Estado através da Lei 2118 de 04 de agosto de 2009.

Programação

Dia 14/09

19:30 H – Encerramento da Novena, Missa e Leilão

22:00 H – Shows e Quermesse

Dia 15/09

08 H – Santa Missa – Dia de Nossa Senhora do Livramento

14 H – Batizados

16 H – Casamentos

18 H – Carreata e Coroação de Nossa Senhora do Livramento

Dia 16/09

08 H – Missa dos Romeiros e Despedida Geral