Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O município de Cachoeirinha do Tocantins, a 555 quilômetros de Palmas, a partir de agora irá integrar a 10ª Zona Eleitoral, com sede em Araguatins. Até então o município fazia parte da 9ª Zona Eleitoral, com sede em Tocantinópolis. O pedido de transferência de município de uma Zona para outra passou por votação no Pleno do Tribunal do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), na tarde desta quarta-feira (14).

Após considerações do juiz federal Marcelo Albernaz, o presidente da sessão, desembargador Marco Villas Boas, proclamou o resultado por unanimidade pela transferência do município para a Zona Eleitoral de Araguatins.

A partir de agora, a Zona Eleitoral de Araguatins será composta de cinco municípios e a Zona Eleitoral de Tocantinópolis, de sete. Um dos fatores que culminou na transferência foi a facilidade de acesso dos eleitores de Cachoeirinha ao Cartório de Araguatins e a menor distância entre os dois municípios.

Contas

Durante a sessão desta quarta (14), as contas do candidato a deputado estadual Rosely Aparecido de Araújo (PT), foram desaprovadas pelo relator do processo, o juiz Francisco Gomes. A decisão foi acompanhada por unanimidade pelos demais membros da Corte.

Já o pedido de Revisão de Eleitorado no município de Filadélfia do Tocantins (8ª ZE), requerida pelos vereadores Júnior Assunção, David Sousa Bento e Edenilson da Silva Sousa, foi indeferido pelo relator do processo, o juiz Francisco Gomes, com decisão acompanhada pelas demais membros. A negativa se deu porque o pedido de revisão não atendeu aos requisitos legais. (Ascom TRE/TO)