Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Aquisição de alimentos diretamente do produtor e seu repasse imediato para instituições que trabalham com crianças e grupos de vulnerabilidade social esta é a missão do Programa de Aquisição de Alimentos, também conhecido como Compra Direta Local que já está em andamento em Paranã.

As primeiras compras e entregas de produtos da agricultura familiar tiveram inicio neste mês de outubro e estão sendo acompanhadas pela equipe da Prefeitura Municipal que trabalha em parceria com a unidade local do Ruraltins em Paranã.

“Estamos muito felizes com o início das atividades em 2011, pois sabemos da importância da ação tanto para o pequeno produtor quanto para as entidades que recebem os alimentos”, destacou a prefeita de Paranã, Edymêe de Cássia Tocantins.

A prefeita juntamente com a secretária de Assistência Social, Antônia Marinho, acompanhou as primeiras entregas de produtos em algumas das entidades beneficiadas no município.

Para o produtor de rapadura e derivados da cana, Jedson Cardoso, esta é uma oportunidade de vender os produtos a um preço justo. “Todo ano eu vendo no Compra Direta pois sei que vou receber direitinho e com preço justo”, explica o agricultor, acrescentando que além da rapadura, vende também açúcar mascavo, ‘tijolo’, paçoca de gergelim, banana, galinha caipira, peixe e outros.

A lista de produtos é extensa e obedece a critérios nutricionais, visando melhorar a qualidade da alimentação das pessoas que recebem os alimentos, principalmente as crianças em idade escolar, reduzindo assim a desnutrição infantil.

Para 2011 o Programa vai investir em Paranã cerca de R0 mil com a aquisição de produtos como arroz, feijão, milho, galinha caipira, polpa de fruta, frutas, farinha, tapioca, fubá de milho, rapadura, ovos, peixe, verduras, mandioca, abóbora, entre outros.

Cinco entidades já estão recebendo os produtos, de acordo com a secretaria de Assistência Social este número será ampliado em breve com o cadastro de novas instituições. “Hoje temos creches, escolas, Organizações Não-Governamentais e a Pastoral da Criança recebendo em breve contaremos com 16 novas instituições beneficiadas”, finaliza a Secretária de Assistência, Antônia Marinho. (Ascom Prefeitura de Paranã)