Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

O empenho do governador Siqueira Campos em apoiar e desenvolver o segmento pesqueiro no Estado teve resposta bastante positiva de dez colônias de pescadores e clubes de pesca, reunidos na última quinta-feira, 18, com a Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), e representantes de órgãos e entidades institucionais e privadas. O “Projeto de Fortalecimento da Pesca Esportiva”, criado pela Adtur para ordenar o setor, foi apresentado, já contendo as sugestões enviadas pelos mesmos. As colônias presentes se pronunciaram satisfeitas com seu envolvimento no processo.

A Agência de Desenvolvimento Turístico está orientando a constituição de Comitê Gestor da Pesca Esportiva que será oficializado a partir de janeiro. Na reunião foram indicados nomes de titulares e suplentes para comporem o órgão, já tendo sido formalizados a maioria das indicações. O técnico Kleber Wessel, da Adtur, explanou aos presentes detalhes do Projeto de Pesca Esportiva, e outras alternativas de trabalho para os envolvidos e interessados, como criatórios de peixes em tanques rede, a ser desenvolvida pela subsecretaria de Pesca, e também como guias de turismo em roteiros de pesca esportiva nos oito municípios já selecionados.

A proposição do governo, informou o presidente da Adtur, Lúcio Flavo Adorno, é ofertar aos cidadãos que trabalham com a pesca artesanal e amadora, opções de crescimento e alternância socioeconômica, garantindo-lhes melhor qualidade de vida.A Adtur fomenta com divulgação os profissionais que operam com roteiros de pesca esportiva e através deste projeto de ordenamento e fortalecimento sugere a profissionalização e capacitação dos pescadores.

Como será formado o Comitê

Participam: Adtur, Ruraltins, Embrapa, Seagro, Agência de Fomento, Clubes de Pesca, um representante das prefeituras, Naturatins, ICMbio, Ministério da Pesca e Aquicultura, 4 Colônias de Pescadores, Ibama, Banco do Brasil, Banco da Aamzônia, IFTO, Unitins, UFT, representante da rede hoteleira e da Abrasel.

O projeto vai ser realizado nos municípios de Palmas, Dianópolis, Brejinho de Nazaré, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Araguacema, Peixe e Caseara, eleitos prioritários por já estarem em estágio avançado na exploração dessa atividade e com demanda espontânea. (Secom)