Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em nota encaminhada à imprensa nesta terça-feira, 22, o ex-deputado federal Pastor Amarildo (PSC) respondeu á condenação do Tribunal Regional Federal (TRF) por participação no esquema de superfaturamento na compra de ambulâncias conhecido como “Máfia das Sanguessugas”. Além de Amarildo, o prefeito de Porto Alegre do Tocantins, Adeljon Nepomuceno de Carvalho e os empresários Darci e Luiz Vedoin também foram condenados pela corte.

De acordo com a nota encaminhada pelo ex-deputado federal, a Justiça Federal do Tocantins já havia julgado improcedente a ação proposta pelo Ministério Público Federal. Amarildo ainda explica, na nota, que após recurso do MPF ao Tribunal Regional Federal a desembargadora convocada deixou de analisar um acórdão do Tribunal de Contas da União que julgava improcedentes os valores apresentados pela Controladoria Geral da União.

Além disso, conforme explicou o pastor, a ambulância, alvo das investigações, foi comprada com um valor cerca de 11% menor que o de mercado à época. “Então, a condenação do Sr. ex-prefeito Adeljon Nepomuceno de Porto Alegre do Tocantins e do Sr. ex-deputado federal Pastor Amarildo, se deu porque o prefeito comprou uma ambulância por valor abaixo do preço de mercado”.

Segundo Amarildo, o recurso já foi interposto e aguarda análise da justiça para ir a julgamento.

Confira abaixo a íntegra da nota emitida pelo ex-deputado federal

Em resposta ao noticiado pela imprensa essa semana, tenho a dizer:

A Justiça Federal do Tocantins já havia julgado improcedente ação proposta pelo Ministério Público Federal. Este recorreu ao TRF onde a desembargadora convocada, deixou de apreciar o acórdão 5.566/2011 da 2ª Câmara do Tribunal de Contas da União datado de 09 de agosto de 2.011, onde este julgou improcedentes os valores estimados pela Controladoria Geral da União. Tal acórdão não só julgou improcedentes os valores estimados pela C.G.U, onde ela gostaria que existisse tal superfaturamento, como também afirma que os valores da aquisição da referida ambulância foram feitos 11,3% A MENOR do que o valor de mercado à época, ou seja, a aquisição se deu por R$ 80.000,00 no entanto, o valor que poderia ser pago era de R$ 89.091,56, conforme o acórdão do TCU 5566/2011. Então, a condenação do Sr.ex-prefeito Adeljon Nepomuceno de Porto Alegre do Tocantins e do Sr. ex-deputado federal Pastor Amarildo, se deu porque o prefeito comprou uma ambulância por valor abaixo do preço de mercado.

O recurso já foi interposto e como a Justiça tarda, mas não falha, nós aguardamos o julgamento do mérito.

Palmas, 22 de novembro de 2.011.

Pr. Amarildo