Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Segundo a Assessoria de Imprensa do Tribunal de Contas do Estado, a listra tríplice dos concorrentes ao cargo de Procurador Geral do Ministério Público de Contas foi encaminhada ao gabinete do governador Siqueira Campos (PSDB) no dia 18 de novembro.

O anúncio de renúncia dos procuradores, José Roberto Gomes Torres, Zailon Miranda Labre Rodrigues foi feito no dia 22 de novembro e foi publicado no dia 23, no Boletim Oficial do Tribunal de Contas.

Conforme informou o TCE, o então procurador geral que foi reeleito para o cargo, Oziel Pereira dos Santos, encaminhou ofício ao governador no dia 23 informando da desistência de José Roberto e Zailon.Mesmo com as renúncias, não foram escolhidos outros dois nomes para substituição, como defendem alguns integrantes do MPC.

O responsável pelo encaminhamento da lista tríplice ao governador para escolha é o MPC e não o TCE, segundo esclareceu a Assessoria de comunicação. Medidas judiciais podem ser tomadas para questionar a forma como a eleição foi conduzida já que há suspeitas por parte de alguns procuradores de que o governador não teria sido comunicado sobre a desistência de dois dos procuradores eleitos para a lista.

Oziel foi nomeado novamente para o cargo no dia 1º de dezembro pelo governador assim que este retornou de viagem oficial ao Japão e permanecerá até 2013.

Para a disputa no dia 17 de novembro no MPC concorreram Oziel, José Roberto, Zailon, Alberto Sevilha e Marcos Antônio da Silva Modes. Antes de renunciar alguns dos procuradores questionaram ao Conexão Tocantins a transparência no processo eleitoral.

Em pronunciamento ao Conexão Tocantins assim que os procuradores renunciaram a lista, Oziel garantiu transparência no pleito e lamentou a atitude dos colegas.

Sem retorno

Durante todo o período da manhã o Conexão Tocantins tentou ouvir o procurador Oziel sobre o assunto através dos telefones celulares e também em seu gabinete mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.