Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O diretor de Mídia, da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Malcolm Lucard, estará em Palmas, nesta segunda-feira, dia 12, para conhecer detalhes do funcionamento do Projeto Vida no Trânsito. A apresentação será feita pela presidente da Comissão Pública para Planejamento, Desenvolvimento e Execução do Projeto Vida no Trânsito (PVT), Marta Maria Malheiros Alves, às 8 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), à Quadra 103 Sul.

“Vamos expor as ações que estão sendo desenvolvidas em Palmas, bem como o planejamento de estratégias futuras ”, informa Marta Malheiros, acrescentando que estará presente também, técnicos do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) que atuam na área para redução de acidentes e morbimortalidade.

Em ação

Segundo Marileide Cipriano, da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, (SMSTT), de forma intersetorial, o PVT está desenvolvendo ações como: blitze preventivas, cursos, simpósios, passeios ciclísticos, oficinas, palestras e concursos, visando a educação e o envolvimento social. “O trânsito é feito por cada um de nós, assim, a cooperação individual no sentido de respeitar às leis de trânsito é fundamental ”, assegura Marileide.

Prevenir e reduzir acidentes

O Projeto Vida no Trânsito tem como principal objetivo a redução de acidentes graves e mortes, causadas por acidentes de trânsito e visa reduzir, em pelo menos 10%, o número de óbitos por acidentes de trânsito, a cada ano, na Capital.

Palmas foi uma das cinco capitais brasileiras escolhidas para a implantação do projeto, em função das altas taxas de mortalidade, de internação hospitalar por acidentes graves, pelo excesso de velocidade e contingente de motos em circulação.

União de Esforços

O Projeto Vida no Trânsito reúne esforços da Comissão Interministerial, entre eles, o Ministério da Saúde, das Cidades, Casa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Prefeitura de Palmas (Secretarias: da Saúde, Transito e Transporte, Educação e Assessoria de Comunicação, SAMU); Governo do Tocantins (Secretarias de Saúde, Educação, Comunicação, Detran, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros); Organização Pan-Americana de Saúde; Organização Mundial de Saúde, UFT, Fundação Bloomberg Philanthropies; Universidade John Hopkins ; Global Road Safety Partnership, Sest/Senat, Conselhos Regionais de Medicina e de Psicologia. (Ascom Semus)