Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Policiais Militares do 8º BPM em Paraíso do Tocantins, realizaram nesta quinta-feira (19), no princípio da noite, já por volta das 18h30min, a detenção de Jean Carlos Rodrigues da Silva, 20 anos, e do menor L.S.O., 16 anos, dada a prática de cultivo de mudas de maconha. O viveiro concentrava-se em uma chácara nos arredores de Paraíso, às margens da rodovia de acesso ao município de Chapada de Areia (TO). No local, foram encontradas centenas de recipientes com mudas já germinadas. Em outro, no raio de cem metros do primeiro, foi localizado novo ponto de cultivo, este com centenas de mudas em fase de germinação, onde se localizou ainda sementes.

A apreensão decorreu de denúncia ao serviço de inteligência da OPM (Organização Policial Militar), onde a partir de averiguação preliminar, constatou-se a veracidade dos fatos. Com isso, elaborou-se minuciosa operação a fim de determinar os responsáveis pela ação. Dessa maneira, Policiais Militares à paisana, permaneceram no decorrer de todo o dia nas imediações do local, onde o propósito era conferir normalidade ao ambiente. Assim, os detidos foram flagrados quanto se aproximavam das mudas.

Ressalta-se que a operação representa um marco em termos de quantidade de mudas apreendidas. Atende ao objetivo proposto pelo 8º BPM para 2012, qual seja: intensificar ações preventivas de combate ao tráfico, comércio e consumo de entorpecentes, coadunando com a recém empreendida “operação intermitente”. Enfatiza-se, neste contexto, a relevância do trabalho desenvolvido pelo serviço de inteligência da OPM, onde através de três pilares básicos de atuação (informação, persistência e determinação) tem coroado de êxito a atuação policial militar em Paraíso e região.

Para o comandante do 8º BPM, TC PM Jarbas Lustosa de Sousa, todos os Policiais Militares da OPM estão de parabéns pelo trabalho desempenhado, "pois a efetividade de suas ações traduz-se em elevação da sensação de segurança”. Assim, com operação que desencadeou-se na apreensão das mudas, a etapa seguinte consiste em “intensificar o policiamento na região, de modo a localizar o plantio”. Dessa maneira, o local foi periciado por equipe técnica, sendo todo o material encaminhado à autoridade policial competente, para onde direcionou-se os autores, que conduziam duas motocicletas, as quais também foram apresentadas. (Ascom PM)