Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Deram entrada na Comissão de Constituição Justiça e Reação, durante a sessão da manhã desta terça-feira, 28, na Assembleia Legislativa, os 14 vetos integrais do governador Siqueira Campos (PSDB) a projetos de autoria dos deputados estaduais. A principal justificativa do governo para a rejeição das matérias era a inconstitucionalidade dos projetos aprovados no parlamento.

Na ocasião, o deputado José Bonifácio (PR), ex-líder de governo foi nomeado relator de todos os vetos encaminhados pelo governo do Estado. De acordo com o deputado, ele irá apresentar o relatório ainda na sessão matutina de amanhã.

Vale ressaltar que dos 14 vetos do governador Siqueira Campos, 11 foram a projetos de deputados de sua própria bancada na AL e apenas três, da oposição. O campeão de matérias rejeitadas pelo governo foi o deputado José Geraldo (PTB), com cinco vetos. Depois dele, Osires Damaso (DEM) e Raimundo Palito (PP) tiveram dois projetos barrados e os deputados Eli Borges (PMDB), Eduardo do Dertins (PPS), Amália Santana (PT), Marcelo Lelis (PV) e Solange Duailibe tiveram uma matéria vetada pelo governo.

Após a definição do relator e elaboração do respetivo relatório, os vetos do governador seguirão para o plenário para serem votados pelos deputados. Ainda no início do mês, o deputado Stálin Bucar (PR) já havia prometido que o parlamento derrubaria os vetos de Siqueira.