Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Carreta Morhan chega ao município de Arraias, região sudeste do Estado, nesta segunda-feira, dia 19, e vai receber uma força extra de Secretaria da Saúde local. Segundo o secretário, Cleber de Paula, além dos serviços de combate à hanseníase, já desenvolvidos na Carreta, vários outros serão oferecidos aos cidadãos arraianos durante toda a semana.

De acordo com o secretário, o objetivo é potencializar os serviços de saúde oferecidos pelo caminhão itinerante. “O que nós queremos é aproveitar essa iniciativa de luta contra a hanseníase e promover uma campanha de conscientização da população sobre outras doenças também”, disse o secretário.

Nesta segunda e terça-feira, dias 19 e 20, a programação será desenvolvida na Avenida JK, em frente a sede do INSS. Já nos dias 22 e 23, a carreta ruma para o distrito de Cana Brava, a 35 quilômetros da cidade.

Durante o período em que a Carreta Morhan permanecer em Arraias, serão ministradas palestras educativas sobre hanseníase e dengue, além de consultas médicas e odontológicas, distribuição de remédios com receita, vacinação, emissão de cartão SUS e orientações sobre a importância da coleta de lixo urbano para a saúde pública.

A realização destas atividades em Arraias é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde, a Itafós, o INSS, a Escola Estadual Zulmira Magalhães, e a Novartis, empresa da área de biociência idealizadora da Carreta Morhan.

Carreta Morhan

A Carreta Morhan é um caminhão itinerante que possui cinco consultórios e um laboratório para atender a população das cidades por onde passa. No veículo, todos recebem informações sobre a doença hanseníase e seus sintomas com o objetivo de detectar, tratar e curar a doença.

Programação

Dias 19 e 20

Local: Avenida JK – em frente ao INSS

Atividades:

- Palestras de conscientização sobre hanseníase e dengue

- Teste de Glicemia e Pressão arterial.

- Aplicação de Flúor.

- Distribuição de Medicamentos Com Receita.

-Palestras Educativas sobre Hanseníase e dengue.

- Consultas Médicas.

- Vacinação.

- Estande do Meio Ambiente (Orientações Sobre a Coleta do lixo Urbano).

Dias 22 e 23

Local: em frente à Escola Estadual Zulmira Magalhãe

Atividades:

- Palestras de conscientização sobre hanseníase e dengue

- Teste de Glicemia e Pressão arterial.

- Aplicação de Flúor.

- Distribuição de Medicamentos Com Receita.

-Palestras Educativas sobre Hanseníase e Auto Medicação.

- Consultas Médicas.

- Vacinação.

- Exames de Prevenção para as mulheres.

- Emissão do Cartão SUS.