Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O deputado estadual e pré-candidato do PMDB à Prefeitura de Palmas, Eli Borges, entrou em contato com o site Conexão Tocantins, na manhã deste sábado, 31, para criticar os recentes posicionamentos do também pré-candidato à prefeitura da capital, deputado estadual Marcelo Lelis (PV) e também para criticar a área da saúde no Estado.

Segundo o peemedebista, Lelis cresce em cima de críticas ao Executivo Municipal e esquece de cobrar as promessas de campanha do governo estadual. "O governo prometeu médico na porta de cada cidadão!”, disse.

Borges demonstrou preocupação com a ação política do pevista. “Eu temo candidatos que crescem em cima de críticas e não de propostas”, disse o peemedebista, que ainda afirmou que Lelis votou a favor da terceirização da saúde no Estado.

A crítica do peemedebista acontece depois que o pevista utilizou a propaganda partidária gratuita para responsabilizar a Prefeitura de Palmas pelo caos no Hospital Geral de Palmas (HGP). Segundo Lelis, o prefeito Raul Filho prometeu durante a campanha eleitoral passada, no município, construir duas unidades de pronto atendimento; uma na área sul e outra na área norte e a falta de conclusão destas obras estaria congestionando o atendimento no HGP.

Já, Borges, fez questão de frisar que a Prefeitura de Palmas repassa anualmente ao Estado R$ 40 milhões para que o HGP possa fazer atendimentos de baixa e média complexidade. “Se o Estado não quer os R$ 40 milhões é só dizer, que o município constrói outros hospitais”. Segundo o peemedebista o dinheiro dá e ainda sobra para a construção.

Borges ainda afirmou que o governo estadual deveria era estar agradecendo ao prefeito pelo repasse e questionou o que mudou no HGP. Segundo ele, da tríade governo federal, governo estadual e governo municipal, quem mudou foi o segundo. O deputado disse que nos governos passados a relação entre as três esferas de poder responsáveis pela Saúde no hospital eram boas e o HGP nunca passou por uma crise como a atual.

O peemedebista falou também de sua recente visita ao HGP, nesta semana, na companhia dos também deputados estaduais, Solange Duailibe (PT), Luana Ribeiro (PR) e Wanderlei Barbosa (PSB). Segundo o deputado, de todas as visitas que fez ao HGP, em seus 16 anos de vida pública, esta foi a que encontrou o hospital em seu estado mais crítico. Borges é a favor do cancelamento completo do contrato entre o Governo do Estado e a Pró Saúde – entidade responsável pela gestão de 17 unidades hospitalares no Estado.

Programa Eleitoral

Borges afirma que o programa eleitoral existe para promover o partido e não para criticar. “A justiça precisa reparar este dano que o Lelis está causando, colocando a população contra o prefeito”, disse.

Durante a semana, a Prefeitura de Palmas veiculou inserção de comunicação institucional contrapondo-se às críticas do pevista no horário eleitoral. Mas, nessa sexta-feira, Lelis conseguiu uma liminar publicada no sistema eletrônico do Tribunal Superior Eleitoral, suspendendo a divulgação da prefeitura.