Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O senador João Ribeiro (PR) deve chegar a Palmas na tarde desta quinta-feira, 12, e se encontrar com o prefeito Raul Filho (PT) para afunilarem as conversas sobre o processo eleitoral em Palmas. O prefeito comunicou ao Conexão Tocantins no final da tarde de hoje que as conversações com o PR e com a pré-candidata Luana Ribeiro estão em andamento.

Raul, segundo as informações de bastidores, pode propor que o grupo, que ainda tem os pré-candidatos Eli Borges (PMDB), Edna Agnolin (PDT), Alan Barbiero (PSB), Ivory de Lira (PT) e José Roberto Forzani (PT), assinem um documento selando o compromisso de aliança para o pleito.

Com relação às cobranças do prefeito para que seu grupo aliado defina logo o pré-candidato a prefeito de Palmas, Raul Filho voltou a afirmar nesta quinta-feira, 12, que é preciso que o nome seja definido logo, através dos critérios acordados pelo grupo.

As movimentações do grupo do prefeito devem se intensificar a partir de agora, já que, como contam aliados, as declarações de Raul pedindo a definição dos critérios deve ser debatida entre os pré-candidatos.

Nesta quinta-feira o deputado federal Angelo Agnolin, presidente regional do PDT e ainda o pré-candidato do PSB, Alan Barbiero como também o pré-candidato do PMDB pregaram unidade no processo e concordaram que a partir de agora todos devem caminhar para uma definição através dos critérios acordados. O PSB inclusive sugeriu que o prefeito Raul assuma a coordenação do grupo de partidos.

Com relação à Luana Ribeiro, a deputada, como contam aliados do grupo de Raul, tem se mostrado com à disposição de apoiar ou ser apoiada no processo. Para Eli Borges, por exemplo, Luana deixou clara sua definição pelo grupo de Raul.

Polêmica

Após entrevista ao Conexão Tocantins nesta última quarta-feira, 11, onde o prefeito Raul Filho disse claramente que é preciso que o PR declare se é oposição ao Palácio Araguaia, vários aliados entraram em contato com o gestor em razão das declarações. Raul, que é próximo do PR e do senador João Ribeiro, presidente regional da sigla, colocou que a posição do PR com relação ao governo do Estado incomoda alguns pré-candidatos de seu grupo.

O prefeito foi claro ao cobrar que o PR declare oposição ao governo estadual para que, assim, a situação fique mais confortável no grupo. Ao contrário do que alguns veículos tentaram insinuar não houve erro de interpretação no pronunciamento do prefeito Raul Filho que em nenhum momento se referiu a um rompimento com o PR na sua base de sustentação e sim falou da inserção da legenda no grupo que define quem será o candidato apoiado pelo Paço Municipal.

Na base do prefeito, na Câmara de Palmas, os três vereadores do PR, Milton Neris, José Hermes Damaso e Lúcio Campelosão do grupo de Raul desde o início de sua gestão. Portanto, o prefeito não se referiu a esse apoio e simao comportamento do PR paraeleições de outubro.