Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Com o objetivo de discutir os serviços de assistência técnica e extensão rural do Governo, foi aberto na manhã desta segunda-feira, 16, o Seminário Extensão Rural - A Solução Estratégica. A abertura do evento, que aconteceu no auditório da ATM – Associação Tocantinense de Municípios, em Palmas, contou com a presença do vice-governador, João Oliveira; da presidente da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu; da presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida; do secretário executivo da Agricultura, Ruiter Pádua e dos técnicos do Ruraltins, dentre outros.

O seminário, que é voltado para capacitação dos extensionistas do Ruraltins, que atuam nos 92 escritórios do órgão, terá uma programação variada, que segue até à tarde desta terça-feira, 17. Dentre as diversas palestras e painéis, que serão apresentados no evento, um dos intuitos é mostrar os projetos do Governo, que necessitam do empenho do Ruraltins, como o Prodoeste, que será apresentado numa palestra pela Secretaria da Agricultura.

De acordo com o vice-governador, o governo Siqueira Campos quer investir na capacitação dos agricultores familiares, que ocupam mais de 70% das áreas voltadas para a agropecuária no Tocantins. “Nosso Governo quer fazer justiça social, que é levar as pessoas a terem direito a viver bem, inclusive as pessoas do campo”, assegurou João Oliveira.

Para o secretário executivo da Agricultura, o Seminário Extensão Rural é o início para a construção de um trabalho voltado para atender melhor o agricultor familiar tocantinense. “Queremos um programa de extensão rural que realmente atenda ao produtor familiar, que é o mais importante no processo de desenvolvimento do agronegócio do Tocantins”, afirmou Ruiter Padua.

Em seu discurso, no início do Seminário, a presidente do Ruraltins falou sobre o trabalho de reestruturação que está sendo realizado no órgão, para melhorar o extensionismo rural no Tocantins. “Nós, que somos responsáveis pelos agricultores familiares dos 139 municípios, vamos tentar fazer o melhor, porque temos que mostrar que a extensão rural faz a diferença no Estado e no País”, afirmou Miyuki.

A programação na manhã desta segunda, contou com as palestras: “Hidrovia Tocantins: A nossa grande vantagem competitiva” e “Classes: A/B, C, E/D”, proferidas pela senadora Kátia Abreu e “A Alma do Ruraltins é você”, apresentada pelo secretário das Oportunidades Omar Hennemann. (Ascom Seagro)